O Catar irá inaugurar o terceiro estádio da Copa do Mundo de 2022, o Estádio da Cidade da Educação, em Doha, com capacidade para 40 mil espectadores. E a Fifa anunciou nesta segunda-feira (30/9), os estádios que serão utilizados no Mundial de Clubes de 2019, que começa no dia 11 e vai até 21 de dezembro.
O Estádio da Cidade da Educação foi o escolhido para sediar a estreia do atual campeão da Champions League, Liverpool, as decisões de terceiro lugar e a final, que acontecerá no dia 21. Já o Estádio Internacional Khalifa (também localizado em Doha e com capacidade para 40 mil pessoas), receberá no dia 17, a estreia do campeão da Copa Libertadores e a partida de disputa pelo quinto lugar do Mundial no Catar. O estágio foi reinaugurado em 2017.
Segundo o secretário-geral do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2022, Hassan Al Thawadi, a inauguração será ainda mais especial por ser justamente no Dia Nacional do Catar."Todos no Catar sentirão imenso orgulho quando esta obra-prima arquitetônica for apresentada no Dia Nacional do nosso país, durante o prestigioso Mundial de Clubes da FIFA e exatamente três anos antes da final do Catar em 2022", afirmou o secretário.
O terceiro estádio do Catar que também será usado no Mundial de Clubes, é o Jassim Bin Hamad, em Doha. Com capacidade para 12 mil espectadores, o local vai receber o jogo de abertura, dia 11, entre o anfitrião Al Sadd, contra o Hienghène Spor, representante da Oceania. O Bin Hamad ainda sediará outras duas partidas.
Até 2021, todos os estádios do Catar estarão prontos para a Copa 2022
A promessa do secretário-geral, Hassan Al Thawadi, é entregar os oito estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo até 2022. "Até 2021 todos os estádios estarão prontos", declarou o secretário. Somente dois até o momento estão concluídos.
Outro ponto destacado no comunicado da Fifa, foi o fato dos três estádios se localizarem todos em Doha, e no máximo a 12 km do centro. "O fato de que os três estádios estejam a no máximo 12 quilômetros de Doha dá mostras do caráter compacto do Catar de olho na Copa do Mundo da Fifa de 2022, onde a maior distância entre estádios é de 70 quilômetros", destacou a Fifa em comunicado.