Palco de momentos incríveis e impressionantes na última temporada, como a primeira vitória de Sérgio Perez e o acidente de Romain Grosjean, o circuito de Sakhir proporcionou mais emoções em 2021, mas sem o resultado final do ano passado: vitória de Lewis Hamilton com Max Verstappen em segundo e Valtteri Bottas em terceiro.
A vitória no Bahrein serviu para o inglês quebrar um tabu e o primeiro dos 13 recordes que pode superar nesta temporada. Hamilton não vencia a primeira prova da temporada há seis anos. Já o recorde foi o maior número de voltas na liderança, superando as 5111 de Michael Schumacher.
Hamilton, que largou em segundo, passou boa parte da prova na segunda colocação e conseguiu a liderança graças à estratégia da Mercedes, que o parou antes que o holandês. Quando Max foi aos boxes, Lewis tomou a liderança para vencer a prova.
O piloto da Red Bull chegou a ultrapassar Hamilton, mas precisou devolver a posição. Verstappen usou a área externa da pista para superar o britânico, o que é proibido e até ano passado, pelo regulamento, o piloto deveria devolver a posição. Já em 2021 a decisão fica a cargo dos diretores de prova, que podem obrigar o piloto a voltar para a posição que estava antes de levar a vantagem indevida ou acrescentar cinco segundos no tempo final de prova do piloto. A direção optou pela primeira opção.
A Red Bull foi superior a Mercedes em toda a pré-temporada e em todo o fim de semana. Hamilton chegou a declarar que a RBR aumentaria a vantagem conquistada no período, mas o heptacampeão mundial e a escuderia anglo-alemã conseguiram correr atrás do prejuízo.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Emilia Romagna, disputado em Ímola, na Itália, no dia 18 de abril.