A F1 apresentou de forma oficial nesta quinta-feira (15) o novo carro que será utilizado a partir da temporada 2022. O novo bólido, lançado em uma cerimônia virtual, marca uma nova era na categoria.
O modelo já deveria estar nas pistas nesta temporada, porém a pandemia fez com o projeto fosse adiado. O novo carro possui a asa dianteira maior aliada aos pratos laterais, calotas nas rodas, aletas protegendo os pneus e um design diferenciado da asa traseira.
O novo projeto traz o retorno do conceito de efeito-solo, em que a pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho, e não pelas asas. O objetivo é que os carros possam seguir um aos outros nas curvas, proporcionando mais disputas na pista.
Estima-se que os carros atuais percam quase metade da carga de pressão aerodinâmica quando estão próximos e que para a próxima temporada esse número caia para um valor entre 5% a 10%, o que diminuiria o gasto dos pneus e aumentaria o número de possibilidade de briga por posições.
- Parece que foi há muito tempo que a FIA revelou oficialmente o regulamento para o futuro do esporte, mas após o atraso de um ano devido à pandemia faltam apenas 170 dias para o início de 2022, quando veremos o próximo geração de carros de Fórmula 1 vão para a pista. Há uma grande emoção à frente desta nova era e, embora 2021 tenha sido uma grande batalha, ainda temos carros lutando para seguir uns aos outros durante a corrida. Os regulamento de 2022 abordará este problema e criará oportunidades para batalhas mais próximas e mais corridas roda a roda – disse Ross Brawn, diretor-técnico da categoria.