O Atlético Goianiense enfrenta o Goiás neste sábado, 2, para decidir o título do Campeonato Goiano de 2022. A partida acontece no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), às 16h30. O Dragão venceu a primeira partida por 1 a 0, com gol de pênalti marcado por Marlon Freitas, e leva vantagem para o jogo de volta.
A primeira partida foi marcada por lances e decisões polêmicas, o que levou as equipes a questionar a Federação Goiana de Futebol (FGF). Em um dos lances polêmicos, envolveu o atacante atleticano, Jorginho, que é considerado uma peça importante para a equipe.
O atacante recebeu seu terceiro cartão amarelo e está fora da decisão na casa do rival. Umberto Louzer ressalta a falta do jogador para a final. Com isso, o técnico nos treinamento da equipe, trabalha com Rickson no meio-campo, para poder substituí-lo.
“Ele faz falta pela capacidade e pela qualidade técnica em achar espaço, conseguir fazer gol e servir seus companheiros. O Atlético de fato é a casa dele, ele participou de todos os jogos conosco, tem um entendimento tático, e é um jogador que reúne todas essas características, ele faz falta para a equipe”, disse.
Retrospecto do Atlético pelo Campeonato Goiano de 2022:
O Atlético Goianiense, no grupo B, encerrou a fase de grupos na segunda colocação, com 17 pontos, e com um ponto de diferença do primeiro colocado, Vila Nova. Obteve cinco vitórias, dois empates e três derrotas.
Já nas quartas de final, o Dragão enfrentou o Morrinhos, venceu a primeira partida por 1 a 0, na casa do adversário, e no jogo de volta, no Estádio Antônio Accioly carimbou sua vaga para a semifinal vencendo por 3 a 0.
Na semifinal, o Atlético encarou o Vila Nova. Na fase de grupos, duas das três derrotas do Dragão foram para a equipe Vilanovense. Mesmo o rival sendo favorito, o rubro-negro abriu vantagem na primeira partida, disputada em casa, venceu por 3 a 2, e no jogo de volta, empatou por 1 a 1, mas garantiu a classificação na final.
E agora, se prepara para o jogo de volta. Mesmo com a vitória no primeiro duelo, a equipe atleticana não considera vantagem, já que disputa na casa do adversário, com o apoio da torcida.
O Atlético Goianiense levantou a taça do Goianão por 15 vezes, sendo a última em 2020 e foi vice-campeão 18 vezes. Em 2019, o Atlético foi campeão Goiano e disputou a final contra seu atual adversário, o Goiás.
Para a final, o Atlético Goianiense conta com o apoio da torcida e irá disponibilizar a transmissão do jogo no Estádio Antônio Accioly, com 1kg de alimento não perecível como entrada.