O Goiás Esporte Clube recebe o Atlético Goianiense neste sábado, 2, às 16h30, no Estádio Antônio Accioly. Válido pelo jogo de volta da final do Campeonato Goiano de 2022. O Verdão perdeu o primeiro duelo por 1 a 0, na casa do rival. Mas agora tem a vantagem de decidir com o apoio da torcida.
A primeira partida foi marcada por lances e decisões polêmicas, o que levou as equipes a questionar a Federação Goiana de Futebol (FGF). O verdão chegou a definir a FGF como o “esgoto do futebol ”. Com isso, a FGF se pronunciou e anunciou que a final contará com arbitragem Fifa, de São Paulo, sendo Luís Flávio de Oliveira (Fifa/SP) auxiliado por Marcelo Van Gasse (Fifa/SP) e Anderson Coelho (SP).
Após as polêmicas do jogo de ida, o Goiás informou, por ordem da diretoria de clubes, que os jogadores e o técnico Glauber Ramos não poderiam conceder entrevista, nem mesmo ao final da partida. No entanto, as coletivas da semana foram canceladas e os treinos realizados foram fechados.
O atacante Vinícius será desfalque na equipe, já que na partida de ida teve que sair de campo no início, após sentir fortes dores e ter lesionado o joelho. Nicolas ainda é dúvida, pois se encontra recuperando de uma lesão. Reynaldo foi expulso no jogo anterior e a equipe também não conta com o zagueiro. Por outro lado, Elvis que não estava presente nas últimas partidas por ter perdido sua mãe, já está de volta a equipe.
Retrospecto do Goiás no Campeonato Goiano de 2022:
O Goiás, no grupo A, terminou a fase de grupos isolado no topo com 23 pontos acumulados. Obteve sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, sendo contra o Anápolis na segunda rodada. Nas quartas de final, o Goiás encarou o Crac e avançou para a semifinal com o placar agregado por 6 a 0, pois venceu as duas partidas por 3 a 0.
Na semifinal, enfrentou o Iporá e venceu a primeira partida por 2 a 0, entretanto, no jogo de volta, perdeu por 3 a 2, mas conseguiu a classificação na final pelo placar agregado por 4 a 3. E agora se prepara para a decisão em casa, contra o Atlético.
O Goiás já foi campeão Goiano em 28 vezes, e 22 vezes vice-campeão, sendo o maior campeão Goiano, mas está há três anos sem ganhar o título Estadual. Conquistou pela última vez em 2018, contra a Aparecidense. Sua última disputa na final, foi em 2019, e viu seu rival Atlético Goianiense ser campeão. Entretanto, agora se enfrentam novamente para decidir o título de 2022.