
O técnico Abel Ferreira completou, nesta semana, sua 50ª partida no comando do Palmeiras na Copa Libertadores da América. O treinador português, que disputa sua sexta edição do torneio continental, acumula números expressivos: são 32 vitórias, superando em desempenho histórico 20 clubes brasileiros que já participaram da competição.
A primeira vitória de Abel na Libertadores ocorreu logo em sua estreia, em novembro de 2020, no confronto diante do Delfín, do Equador. O triunfo mais recente veio na última quinta-feira, quando o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal por 3 a 2, fora de casa.
Com o resultado, o técnico português ultrapassou clubes tradicionais do futebol brasileiro no número de vitórias na competição. Entre os superados estão o Botafogo, atual campeão brasileiro, que soma 29 vitórias em 64 partidas, e o Vasco, com 30 vitórias em 74 confrontos disputados.
A marca coloca Abel Ferreira acima de 20 das 31 equipes brasileiras que já disputaram ao menos uma edição da Libertadores. Apenas 11 clubes do país venceram mais partidas do que o treinador de 46 anos. Ele também possui mais triunfos do que nove das 32 equipes participantes da atual edição da competição.
O desempenho do técnico à frente do Palmeiras na Libertadores é marcado por um aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados. Em 50 partidas, são 32 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas.
A campanha de Abel Ferreira ainda iguala o número de vitórias do Corinthians nas últimas dez edições do torneio. Desde 2011, o clube paulista venceu 32 partidas, somando também as fases preliminares, mesmo número alcançado pelo comandante palmeirense.