A Alemanha não teve dificuldades para golear a Escócia em sua estreia pela Eurocopa 2024, na tarde desta sexta-feira, 14.
Com domínio absoluto os donos da casa venceram pelo placar de 5 a 1, com gols de Wirtz, Musiala, Havertz, Fullkgrug e Emre Can e Rudiger marcou contra para a Escócia.
Na próxima rodada a Alemanha enfrenta a Hungria e a Escócia encara a Suíça, na segunda rodada da Euro.
O Jogo
Os donos do casa começaram a partida procurando tomar conta do jogo, logo nos primeiros minutos do confronto. Enquanto os adversários jogavam com o intuito de armar um contra-ataque para surpreender os donos da casa, mas que não teve sucesso em nenhum momento do jogo.
Wirtz abriu o placar para a Alemanha aos 10' do primeiro tempo, após receber a bola na entrada da área e bater de primeira, o goleiro Gunn da Escócia até tocou na bola, mas ela tocou na trave e morreu no fundo da rede, 1 a 0.
Os donos da casa ampliaram o placar aos 18', Gundongan recebeu e encontrou Havertz na ponta direita do ataque, o atacante alemão invadiu a área e tocou para Musiala que de frente pro gol não perdeu a oportunidade e marcou o segundo dos alemães.
Aos 24' Musiala invadiu a área e foi derrubado dentro da área pelos defensores da Escócia, e o árbitro do jogo Clement Turpin marcou pênalti, mas o árbitro de vídeo (VAR) Jérôme Brisard revisou o lance, e foi marcada a falta na entrada da área.
A Alemanha chegou aos 41' do segundo tempo, Kimmich recebeu na esquerda e cruzou para dentro da área, Havertz cabeceou e goleiro Gunn defendeu, no rebote, Gundogan ia ficando com a bola, mas o capitão alemão foi derrubado pelo zagueiro adversário dentro da área. Na sequência Toni Cross arriscou e a zaga cortou.
Jérôme Brisard revisou o lance e pediu para o árbitro do jogo Clement Turpin ir até o vídeo, e o juiz marcou o pênalti a favor da Alemanha. Após assinalar a penalidade, o zagueiro Porteous foi expulso aos 42' do primeiro tempo.
Havertz foi para a cobrança da penalidade e não deu chances para o goleiro adversário aparecer na foto, e marcou o terceiro dos donos da casa.
Domínio total da Alemanha
Nos primeiros minutos da etapa complementar, a Escócia até chegou a pressionar por alguns instantes os alemães, porém sem sucesso.
Os alemães chegaram com perigo aos 5' do segundo tempo, o zagueiro Rudiger experimentou de fora da área, a bola quicou antes de chegar ao goleiro, Gunn que se apareceu para fazer uma grande defesa e colocar a bola para escanteio.
Aos 18' o atacante Sané que havia acabado de entrar, recebeu do lateral-esquerdo Kimmich e invadiu a área, e chutou fraco para a defesa do goleiro Gunn.
O meia atacante Musiala recebeu pela direita e encontrou Gudongan dentro da área, o capitão alemão esqueceu a bola, mas o atacante Fullkrug pegou a sobra e emendou para o gol, sem chances para o goleiro Gunn para fazer 4 a 0.
A Alemanha ampliou o placar aos 30' da etapa complementar, Fullkgrug recebeu dentro da área cruzamento de Thomaz Muller, o centro-avante disputou a bola com o goleiro, a bola encobriu Gunn. Seria o quinto gol dos donos da casa, mas o árbitro pegou o atacante alemão em posição irregular.
A Escócia conseguiu diminuir aos 41' do segundo tempo, após cobrança de falta de Robertson, a defesa alemã não consegue cortar e Forrest tenta de cabeça, e o zagueiro Rudiger desviou contra o partimônio e marcou para a Escócia.
A Alemanha teve tempo para fazer mais um, após tabelar a bola, Emre Can nos acréscimos bateu de fora da área para marcar o quinto gol e fechar o placar na estreia alemã na Euro.