Em partida válida pelo 1° jogo de ida das oitavas de final da Taça Conmebol Libertadores, Botafogo e Palmeiras se enfrentam no Estádio Nilton Santos, às 21:30 (horário de Brasília), em busca de sair na vantagem do placar para o jogo de volta, que acontecerá no dia 28 de agosto, sob mando dos Alviverdes. Equipes voltam a se enfrentar na competição depois de 51 anos.
O ano era 1973, quando Botafogo e Palmeiras se enfrentaram 3 vezes na mesma edição da fase de grupos. Ambas as equipes tiveram a mesma campanha, e precisou acontecer uma nova partida de desempate para saber quem avançaria para as semifinais na ocasião. E o Glorioso venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Jarzinho, Luis Pereira (Gol contra - Palmeiras) e Ademir da Guia descontou para o time de Palestra Itália.
Para essa partida, a equipe de General Severiano tem o retorno do seu atacante, Tiquinho Soares, depois ficar fora de 3 partidas após uma lesão no joelho direito. Já os Palestrinos, Estêvão reforça a equipe depois de uma entorse no tornozelo esquerdo que o deixou fora por 2 semanas.
O treinador Artur Jorge deve esboçar o Botafogo em campo dessa forma: John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Thiago Almada; Savarino e Igor Jesus (Tiquinho Soares)
Já Abel Ferreira tem três novidade no elenco para essa partida: Estêvão, Felipe Anderson e Zé Rafael, retornam após desfalques. As baixas são o atacante Dudu e Mayke por questões físicas e Richard Rios por suspensão. O Provável Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Vitor Reis; Marcos Rocha, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Caio Paulista; Rony e Flaco López.
O árbitro da partida será o uruguaio, Esteban Ostojich.