Na noite da última quarta-feira, 23, o Botafogo goleou o time do Peñarol por 5 a 0, no estádio Nilton Santos, no jogo de ida das semifinais da Conmebol Libertadores.
O time de Artur Jorge não tomou conhecimento dos uruguaios, e abriu uma vatangem elástica para o jogo de volta, que praticamente sela a classificação alvinegra para a final.
No entanto, o Peñarol no primeiro tempo conseguiu colocar sua estratégia em pratica, em marcação pesada, cavadas de faltas e muita bola parada. A primeira chegada foi dos Carboneros, aos 24 minutos, quando Rodrigo Perez tabelou com Silvera, e finalizou com perigo para a grande defesa de John.
Aos 44, Luiz Henrique parte com a perna esquerda para cima da marcação e finalizou forte, por cima do gol. Aos 45, novamente o atacante alvinegro teve outra oportunidade e Aguerre faz bela defesa.
A volta para o segundo tempo, o Glorioso conseguiu colocar em prática sua postura ofensiva de jogo e logo aos 5 minutos, Luiz Henrique deu ótimo passe para Savarino, e de primeira o venezuelano tirou de Aguerre e abriu o placar. Não demorou muito, para aos 9 minutos, após cobrança de escanteio de Savarino, a bola sobrou na medida para o zagueiro Barboza, fazer o segundo gol.
Aos 13, Vitinho passa para Savarino, e dentro da grande área, o atacante alvinegro bateu de primeira e o goleiro uruguaio Aguerre aceitou, e o venezuelano fez o seu segundo gol da partida, abrindo 3 a 0 na partida. O Botafogo continuou imprimindo pressão para cima do Peñarol e teve boas oportunidades de fazer o quarto com Igor Jesus e Luiz Henrique.
Entretanto, a noite para a estrela alvinegra brilhava nos pés de Luiz Henrique, e após um contra-ataque fulminante, o atacante não titubeou na frente do goleiro e encobriu para fazer um golaço no Nilton Santos. Aos 33 minutos, Igor Jesus aproveitou o rebote do arqueiro do Peñarol, e concluiu de cabeça para fazer 5 a 0 para os alvinegros.
Com o término da partida, o Botafogo está muito próximo de chegar a decisão inédita da libertadores, para enfrentar o Atlético-MG ou River Plate, na grande final, no estádio Monumental de Nuñes.