A delegação brasileira bateu o recorde de medalhas, com 89 pódios conquistados, e alcançou o maior número de ouros, com 25, e terminou em quinto lugar no quadro geral dos Jogos.
Com 94 ouros, a China foi a grande campeã, seguida pela Grã-Bretanha em segundo, com 49, e pelos Estados Unidos, com 36 medalhas douradas.
O Brasil conquistou 89 medalhas nas Paralimpíadas de Paris que terminaram neste domingo, 8. Foram 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.
O resultado fez com que o país conseguisse pela primeira vez ficar entre uma das cinco maiores potências paralímpicas do mundo.
Até então, a melhor campanha do Brasil tinha sido nos Jogos de Tóquio 2021, com 22 medalhas de ouro e um total de 72 pódios, fechando na sétima posição.
O Brasil conquistou o quinto lugar neste domingo com dois ouros, um no halterofilismo e outro na canoagem, após uma grande disputa pela colocação com a Itália.
Ranking dos jogos paralímpicos de Paris 2024:
1 - China – 220 medalhas
2 - Grã-Bretanha – 124 medalhas
3 - Estados Unidos – 105 medalhas
4 - Holanda – 56 medalhas
5 - Brasil – 89 medalhas
A cerimônia de encerramento dos Jogos aconteceu neste domingo (8) com uma espécie de “mini-rave”. Música eletrônica e shows inclusivos marcaram a festa, que contou com dançarinos de break brasileiros.