Portugal estreou com vitória na Copa do Mundo do Catar ao vencer Gana pelo placar de 3 a 2 na tarde desta quinta-feira, 24. O jogo também marcou a quebra de um outro record do atacante Cristiano Ronaldo, que se tornou o primeiro a marcar cinco gols, em cinco copas diferentes. A vitória na partida de estreia, deixou Portugual na liderança do Grupo H, com três pontos, Uruguai, Coreia do Sul vem na sequência com um ponto, e Gana na última colocação da chave.
O Jogo
Um primeiro tempo sem grandes emoção, assim foi a primeira metade do duelo entre Portugal e Gana pelo Grupo H da Copa do Mundo do Catar.
De um lado uma seleção previsível, essa era a seleção portuguesa, que tentava no toque de bola chegar ao gol. E na melhor chance da partida, os portugueses roubaram a bola, e lançaram Cristiano Ronaldo, que não dominou bem, e dividiu com o goleiro Ati Zigi, aos 9' do primeiro tempo, mas perdeu a chance de abrir o placar.
Enquanto, Portugal tentava chegar de forma envolvente, mas sem velocidade, Gana buscava jogar no contra-ataque, mas errava no último passe, e o goleiro português Diogo Costa praticamente assistiu ao jogo na primeira metade de dentro do campo.
Portugal chegou a marcar aos 31' do primeiro tempo com Cristiano Ronaldo, após bela jogada, o capitão português, recebeu dentro da área e na disputa ganhou do zagueiro adversário, e bateu para marcar, no entanto, a arbitragem pegou uma falta do atacante português e anulou o que seria o primeiro gol do jogo.
Com poucas oportunidades de ambos os lados, as duas equipes desceram para o intervalo da partida com o placar zerado.
Gols no segundo tempo e record de cr7
Na etapa complementar, o time português viu os africanos crescerem no jogo, e serem os primeiros a levarem perigo. Após, não conseguir concluir para o gol, CR7 viu Gana chegar no contra-ataque, e Kudus arriscar de fora da área e a bola passou ao lado do gol defendido por Diogo Costa.
Portugal abriu o placar aos 17' da segunda etapa, Cristiano Ronaldo recebeu dentro da área, e foi derrubado, o árbitro da partida não pensou duas vezes, e marcou pênalti. O capitão português foi para a cobrança e não deu chances para o goleiro adversário para abrir o placar, e se tornar o primeiro jogador a marcar cinco gols em cinco edições diferentes de Copas.
Atrás no placar, os africanos tentaram o empate, e primeiro Kudus arriscou de fora da área, mas parou no sistema defensivo de Portugal. O gol saiu de Gana saiu logo na sequência, Kudus recebeu na ponta e cruzou para dentro da área, o zagueiro Danilo falhou e Andre Ayew sozinho empatou o jogo.
Gana viu Portugal marcar o segundo, após uma falha na saída de bola dos africanos, João Félix recebeu sozinho, e tocou por cima do goleiro Zigi para fazer 2 a 1 e colocar os portugueses na frente. O terceiro gol português não demorou a sair, dois minutos após desempatar o jogo, Rafael Leão recebeu sozinho, e no seu primeiro toque na bola, bateu no canto do goleiro para fazer 3 a 1.
Ainda deu tempo da seleção africana diminuir, Bukari apareceu sozinho dentro da área aos 43' da etapa final para cabecear e diminuir o placar 3 a 2. Com a diferença de apenas um gol, o jogo ganhou em emoção, e enquanto os portugueses procuravam o quarto gol, Gana tentava o empate, mas ficou por isso mesmo com vitória de Portugal e recorde de Cristiano Ronaldo.