
O Vila Nova foi até Anápolis para enfrentar o Anápolis, na tarde de hoje, 23, pela primeira partida da final do Campeonato Goiano 2025. O jogo que estava marcado para ter início às 17h, só começou após uma hora e meia de atraso devido as chuvas que caíram na cidade.
O Vila Nova até tentou sair com a vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, 30, no Estádio Serra Dourada, mas viu o Anápolis fazer 2 a 0 e abrir uma boa vantagem para o jogo da volta no último minuto da decisão.
Primeiro Tempo
Após uma hora e meia de atraso, o primeiro jogo da final do Campeonato Goiano, entre Anápolis e Vila Nova no Estádio Jonas Duarte teve início. E começou com o time colorado em busca do resultado positivo, e marcar no primeiro minuto após cobrança de lateral dentro da área. No lance, o capitão Thiago Pagnussat escorou para Gabriel Poveda abrir o placar, mas o assistente pegou o capitão do Vila Nova em posição irregular e o gol foi anulado.
Após o Vila começar na pressão, foi a vez do Anápolis entrar em jogo, e depois de boa jogada pela esquerda do lateral Cachambu, ele cruzou para dentro da área e Ariel apareceu para cabeçar no ângulo do gol defendido pelo goleiro Halls que trabalhou e evitou o que seria o primeiro gol do galo da comarca.
Aos 21' do 1º tempo o Vila Nova aproveitou o vacilo da defesa do Anápolis, Gabriel Poveda recebeu, fez o giro, foi derrubado e caiu dentro da área. O árbitro Gabriel Queiroz marcou pênalti, mas, o árbitro de vídeo foi entrou em jogo, e assinalou que a falta foi fora da área, e o zagueiro Rubinho acabou expulso.
Após ficar com um a menos, o jogo ficou um pouco abaixo, e com as duas equipes se estudando bastante, e bem disputado na primeira etapa da decisão. E desceram para o intervalo com o placar empatado em 0 a 0.
Pressão colorada
O Vila Nova voltou com Jean Mota no time em busca de dar mais volume, e pressionar o dono de casa. Nos primeiros 10 minutos da segunda etapa, o colorado goiano conseguiu segurar os donos da casa na defesa, e após uma bela triangulação pela esquerda, Gabriel Poveda trombou com a defesa adversária, e Igor Henrique tentou na sobra, mas a bola passou ao lado do gol defendido pelo goleiro Paulo Henrique.
O Vila teve a chanve de abrir o placar após cobrança de escanteio aos. 15 da etapa complementar, Igor Henrique cabeçou e buscou o canto para tentar abrir o placar, mas o goleiro do Anápolis foi buscar e conseguiu evitar o que seria o primeiro gol do Vila. Na sequência, o Anápolis teve a chance em uma cobrança de falta, mas a defesa do Vila Nova afastou.
O Vila Nova chegou em duas oportunidades para abrir o placar, e nas duas ocasiões, o goleiro dos donos da casa, Paulo Henrique impediu que o zero saísse do placar, e que o Tigre tivesse a vantagem no confronto entre as duas equipes.
Aos 28' da etapa complementar Igor Henrique puxou o contra-ataque e cruzou para dentro da área, a bola chegou até o centro-avante Gabriel Poveda que demorou demais a concluir e viu o goleiro Paulo Henrique defender. Na sequência, Ariel recebeu no ataque pelo Anápolis, e tentou ganhar na corrida de William Formiga, mas perdeu a disputa e uma das melhores chances dos donos da casa na sequência.
O Anápolis chegou com perigo aos 33' da etapa final, após disputa de bola, ela sobrou com Celere, que caiu na área e perdeu a oportunidade, após o vacilo da defesa colorada. O Galo carijó ainda pediu pênalti no lance, e o árbitro de vídeo conferiu, mas nada a marcar segundo a arbitragem.
O Anápolis chegou aos 46' do segundo tempo, após falha da defesa do Vila Nova, o Cardoso bateu de fora, e Halls defendeu, no rebote Samuel no rebote rolou para trás e Locatelli abriu o placar na decisão. E no último minuto do jogo, o Vila Nova se atrapalhou após cobrança de falta, e Samuel Michells aproveitou que o goleiro Halls estava fora do gol e marcou o segundo e o gol da vitória do Anápolis, para fechar o placar. Com a vitória o Anápolis pode até perder por um gol de diferença que fica com o título.