Home / Esportes

Esportes

Craques do futebol brasileiro criticam gramado sintético: "Futebol é natural"

Clubes se posicionam sobre o caso

Craques do futebol brasileiro criticam gramado sintético: "Futebol é natural" / Foto: Reprodução Craques do futebol brasileiro criticam gramado sintético: "Futebol é natural" / Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira, 18, estrelas do futebol brasileiro se posicionaram contra o uso de gramado sintético no Brasil. Com o slogan "Futebol é natural, não sintético", os jogadores divulgaram a ação em seus perfis nas redes sociais. Em contrapartida, as equipes com este gramado já se posicionaram sobre o manifesto.

Em território nacional há três estádios que utilizam este tipo de gramado: Allianz Parque, Nilton Santos e Ligga Arena. Além disso, o Mercado Livre Arena Pacaembu está sendo finalizada com o gramado sintético. Aliás, a Arena MRV, do Atlético-MG, adotou este modelo de gramado e fará parte da lista futuramente.

Confira a nota divulgada pelos atletas

Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam. FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO! #NãoaoGramadoSintético

Horas depois, Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG; usuários do gramado sintético, divulgaram comunicados em relação ao posicionamento dos jogadores. O Athletico Paranense não não se manifestou.

Confira os comunicados das agremiações

Palmeiras

Atlético-MG

Referente às publicações realizadas por alguns atletas a respeito da utilização de gramados artificiais no Brasil, o Atlético informa que: O clube respeita a opinião desses atletas, porém ressalta que não há estudos científicos que comprovem aumento do risco de lesões em gramados artificiais. O gramado sintético que está sendo implementado na Arena MRV é o Quality Pro Stadium que possui autenticação da FIFA Quality Pro, a mais alta certificação mundial para gramados sintéticos de futebol. O Atlético reforça a necessidade de um amplo debate sobre a qualidade dos gramados no Brasil, sejam eles naturais ou sintéticos, para que o produto futebol seja cada vez mais valorizado.

Botafogo

Ciclicamente a discussão sobre o uso do gramado sintético vem à tona no futebol brasileiro. Nunca com embasamento científico, sempre com narrativas ou justificativas emocionais. O Botafogo traz fatos: sagrou-se campeão da América e Brasileiro sendo o clube que mais disputou jogos em 2024 (75 no total) em todo o mundo. Em 2023 e 24, com a implementação do gramado sintético, houve um aumento expressivo de partidas realizadas e, mesmo assim, reduziu-se o índice de lesões por jogo, sendo um dos clubes com menos indisponibilidade de atletas ao longo da temporada. O Glorioso ofereceu ao torcedor uma qualidade de espetáculo internacionalmente reconhecida e um recente clássico contra o Palmeiras foi comparado a “Jogo de Premier League”. Aos que alegam desequilíbrio em competições, o Botafogo foi o melhor visitante do Campeonato Brasileiro. Este mesmo gramado já foi elogiado em dezenas de ocasiões por jogadores e técnicos de times do futebol brasileiro e sul-americano, que reconhecem a qualidade e a condição oferecida aos atletas. O Botafogo investiu na construção de um gramado FIFA Quality Pro para garantir melhores condições de jogo a todos os atletas. Chega a ser hipocrisia pensar a defesa irrestrita do gramado natural enquanto diversos estádios do Brasil - sufocados por um calendário intenso ao longo do ano - apresentam qualidade que, estes sim, podem gerar sérias consequências físicas e pôr em risco a carreira de atletas de base e profissional.

Leia também:

Banner DM
Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias