A Arábia Saudita conquistou uma vitória histórica sobre a Argentina na Copa do Mundo do Catar na terça-feira, derrotando a seleção masculina de futebol sul-americana - classificada em terceiro lugar no mundo pela FIFA por 2 a 1.
A chave por trás de sua vitória? O técnico francês Hervé Renard, que se tornou técnico da Arábia Saudita em 2019 e impulsionou o time a um sucesso sem precedentes.
A trajetória pessoal de Renard está longe de ser linear. O nativo de Aix-les-Bains começou como zagueiro em times de futebol franceses nas décadas de 1980 e 1990, até que uma lesão no joelho em 1998 acabou com sua carreira de jogador.
Pouco depois, aos 30 anos, tornou-se treinador do Draguignan SC, uma pequena equipa do sul de França. Ele também começou a trabalhar como faxineiro entre os treinos e acabou fundando sua própria empresa de limpeza.
Em seus primeiros dias como técnico, a Copa do Mundo ainda era uma perspectiva muito distante para o aspirante a técnico.
“Era um sonho de criança, que até parecia inimaginável”.
Em 2004, Renard enfrentou mais obstáculos depois que sua curta passagem pelo Cambridge United - um time inglês da liga inferior - terminou com a demissão.
Congratulations to the team and the staff for this game, I dedicate this victory to the Saudi people. We are waiting for your support next match! 🇸🇦🦅💚#HervéRenard #SaudiArabia #WorldCup #Alhamdulilah pic.twitter.com/FOUts999gr
— Hervé Renard (@Herve_Renard_HR) November 22, 2022
No entanto, sua sorte seria revertida em 2010. Depois de anos trabalhando para diferentes seleções e clubes da África e da Ásia, ele levou a Zâmbia e a Costa do Marfim às vitórias na Copa Africana de Nações em 2012 e 2015, respectivamente - tornando-se o primeiro técnico a vencer o troféu duas vezes com dois países diferentes.
Em julho de 2019, Renard assinou um contrato para se tornar o técnico da Arábia Saudita, levando o estado do Golfo Árabe à vitória frustrante contra a Argentina na Copa do Mundo de 2022.
“Todas as estrelas do céu estavam alinhadas para nós”, disse o técnico francês a repórteres após sua vitória na terça-feira.