Na noite de terça-feira (20), no Maracanã, o tricolor das laranjeiras vivenciou uma das partidas mais marcantes de sua trajetória. No tempo normal o placar ficou em 2 a 1 para o Flu, e no agregado 3 a 3, levando para as penalidades. Contando com o dia mágico de seus ídolos, Thiago Silva, Jhon Árias e a redenção de Fábio, que apareceu no momento certo para fazer a torcida do Fluminense ir as lágrimas.
O primeiro jogo de ida das duas equipes, o Grêmio venceu a partida no Couto Pereira, por 2 a 1. No jogo de volta, o time carioca precisava ganhar por dois gols de diferença para passar de fase, sem penalidades.
No entanto, a noite foi de fortes emoções. O time de Mano Menezes foi superior quase a partida inteira diante do Grêmio, e o Thiago Silva provou isso logo aos 13 minutos de jogo. Jhon Árias cobra escanteio com maestria, na cabeça do zagueiro tricolor, bem posicionado, abrindo o placar no Maracanã.
O Fluminense continuou pressionando o Grêmio, sem tirar o pé do acelerador. Aos 21 minutos, Jhon Árias arrasta em velocidade desde o meio campo, até entrar na grande área e finalizar, e a bola ser bloqueada pelo cotovelo de Dodi, impedindo o gol. Após análise do VAR, o juiz assinalou o pênalti.
O colombiano Árias coloca a bola na marca e desloca o goleiro Marchesín, abrindo 2 a 0. Nessa altura o Fluminense estava se classificando no agregado de 3 a 2.
A pressão tricolor continuava, e o time voltou do intervalo melhor. Aos 46 minutos do segundo tempo, Ganso quase anota um gol de placa no Maracanã de cobertura, impedido pelo travessão.
O Renato Gaúcho fez o Grêmio melhorar com algumas alterações e o time respondeu. O tricolor gaúcho começou a assustar o gol de Fábio. Na bola parada de Reinaldo, Jemerson marca de cabeça, mas o VAR marca o impedimento.
Aos 75 minutos foi premiado com o gol. Monsalve faz linda jogada pela direita, que entra com tudo na área e serve Gustavo Nunes, para descontar o marcador e levar a decisão para os pênaltis.
Fluminense retoma rapidamente o controle da partida e parte pra cima. Jhon Kennedy chegou a marcar, mas o bandeirinha marcou o impedimento. Fim de jogo no tempo normal, com o agregado, 3 a 3, penalidades.
Nos penaltis, Ganso trouxe à tona o fantasma de 2008, com o vice para a LDU no Maracanã, na mesma situação de pênaltis. O Meia chutou na trave.
Depois do erro, Fluminense converteu todas as cobranças e contou com Fábio pra salvar a pátria tricolor defendendo o chute de Nathan e Cristaldo.
Nas quartas de finais, Flu enfrenta o Atlético Mineiro.