O Grande Prêmio de Mônaco é sempre um dos mais esperados da temporada, devido ao seu grau de dificuldade e nem sempre os melhores pilotos na classificação vencendo. Leclerc conseguiu ficar na primeira colocação durante todo o GP, se mostrando soberano com a Ferrari.
O começo da prova foi conturbado, com uma bandeira vermelha logo na largada, com uma batida forte de Sergio Pérez , depois de ser tocado por Magnussen. Pérez teve seu carro destruído, e três pilotos abandonaram a corrida. Além de Sergio Perez e Magnussen, Hulkenberg também se envolveu no acidente posteriormente e teve que sair da etapa de Mônaco.
Do meio da corrida para o final, não houve tanta alteração, sendo a primeira corrida que o Top 10 não é alterado na história, em resumo, não houve ultrapassagens nem trocas de lugares entre os 10 primeiros.
Leclerc quebrou o jejum de quase dois anos sem chegar ao lugar mais alto do pódio, e de quebra, um monegasco ( quem nasce em Mõnaco )conquistou a vitória em casa na Fórmula 1, pela primeira vez na história da competição.
Completando o pódio, Oscar Piastri, da McLaren e Carlos Sainz, da Ferrari terminaram em segundo e terceiro respectivamente. Atual líder na classificação na temporada, Max Verstappen, acabou em sexto.