Home / Esportes

Esporte

Identificados com a capital, Goiatuba e Jataiense voltam à elite do ‘Goianão’

Times interioranos conquistam vagas para o futebol da ‘Divisão’ principal e querem brilhar em 2024

Goiatuba, em foto do time campeão de 1992. Em pé: Marola (esq.), Cachola, Bilzão, Edvaldo Costa e Jorge Luís. Agachados: Cláudio, Luizinho, Romeu, Pirata, Estrela e Tornado – Foto: Divulgação/Goiatuba Goiatuba, em foto do time campeão de 1992. Em pé: Marola (esq.), Cachola, Bilzão, Edvaldo Costa e Jorge Luís. Agachados: Cláudio, Luizinho, Romeu, Pirata, Estrela e Tornado – Foto: Divulgação/Goiatuba

Com o encerramento da versão 2023 do Campeonato Goiano de Profissionais da Divisão de Acesso, o campeão Goiatuba e a vice-campeã Jataiense garantiram vagas para a disputa da Série A do Goianão no próximo ano.

Com o propósito de empreenderem campanhas de sucesso, especialmente não caindo para onde acabam de sair, os dois representantes interioranos têm tradição na Primeira Divisão, mesmo que com idas e vindas. Da mesma forma, tradição e ligação com Goiânia.

1992

Foi no estádio Serra Dourada que o Goiatuba selou em definitivo a conquista do título mais importante da sua história, vencendo o Vila Nova na última rodada do Campeonato de 1992 por 2 a 0. Mais que conquista especial, o feito abriu portas para o time e principalmente para jogadores campeões, que se transferiram para outros esquadrões de diferentes estados.

Atento e ainda nos bastidores da pós-decisão, o Goiás contratou diferentes craques goiatubenses. Foi um crescente aumento da conexão futebolística capital-Goiatuba, inclusive com outros negócios entre ambos.

Anos antes, durante e depois do glorioso 1992 do Goiatuba, mesmo não ganhando a Série A o time da Jataiense ganhou holofotes através do fiel torcedor, colaborador Maguito Vilela, em suas fases atuando como vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia (onde igualmente ajudou a Aparecidense), além de sempre nato desportista. Maguito ajudou colocar o time da cidade dele dezenas de vezes na mídia, trabalhando, com declarações, promoções e interatividade. Ficou curto o caminho futebolístico Goiânia-Jataí.

Passou o tempo, os dois se apequenaram, com sequencial sobe e desce e, agora retornaram com vontade enorme de reativarem bem conexões com a capital, começando por lograrem êxitos frentes ao Atlético, Goiás e Vila Nova, coirmãos goianienses.

Oito participantes

Na Fase geral, com a seguinte classificação a competição terminou e, os dois últimos foram rebaixados para a Terceirona/2024:

1º Goiatuba - 30 pontos

2º Jataiense - 26 (com uma vitória a mais que o terceiro colocado)

3º Anapolina - 26

4º Centro Oeste Saf - 24

5º Associação Esportiva Evangélica - 17

6º Santa Helena - 15

7º Aparecida Esporte Clube - 14

8º Jaraguá - 2

Vintecinco, do Centro Oeste Saf, foi o artilheiro, com oito gols. Os dois classificados tiveram os melhores ataques, empatados, com 21 tentos alcançados. A defesa menos vazada foi a da Anapolina: oito gols.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias