No segundo dia de competição o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro. Julio Cesar liderou praticamente toda a prova e de quebra bateu o recorde mundial dos 5.000m da classe T11.
Júlio completou a prova com o tempo de 14min48s85, e conquistou o novo recorde mundial que pertencia ao brasileiro Yeltsin Jacques, que ficou com o bronze. A prata ficou com o japonês Kenya Karasawa.
Julio liderou praticamente toda a prova, o atleta começou com um ritmo mais contido mas logo assumiu a liderança. Restando três voltas, Julio aumentou a sua vantagem e de quebra bateu o recorde mundial.
" Obrigado a todos pelo carinho. Isso mostra o poder que a gente que saiu da periferia tem. É muito importante ter o esporte na nossa cidade, no nosso bairro. Essa medalha vai para aquelas crianças" disse o campeão olímpico.
Voltando de lesão Yeltsin não conseguiu manter o ritmo das últimas competições e chegou na terceira posição somente na parte final da prova. O atleta era o atual campeão da competição como o tempo de 14m53s97.
" Obrigado a todo Brasil que levantou de madrugada e torceu por mim e pelo Julio. Muito feliz que o Julio bateu meu recorde.queríamos o ouro, mas a sensação é de missão cumprida" falou o medalhista de bronze.
Julio Cesar Agripino nasceu em Diadema São Paulo e foi diagnosticado com ceratocone, uma doença degenerativa nas córneas ao sete anos. Julio disputa na categoria T11, categoria dos atletas com deficiência visual