O Grêmio encarou o Huachipato, do Chile, em jogo atrasado pela fase de grupos da Libertadores na última terça-feira,4, as duas equipes precisavam da vitória para se garantirem na próxima fase da competição.
A equipe gaúcha entrou em campo com força máxima, escolha feita pelo técnico Renato Gaúcho, e jogando debaixo de chuva na cidade de Talcahuano.
O Huachipato venceu o Grêmio no primeiro por 2 a 0, e chegou assustando a equipe brasileira com um chute do lateral Castillo, que saiu à direita do goleiro Marchesín do Grêmio.
Logo o Grêmio entrou no clima do jogo e aos cinco minutos do primeiro tempo, depois de cobrança de escanteio do meia Cristaldo, que encontrou o centroavante Diego Costa que antecipa a chegada do zagueiro e de cabeça fez Grêmio 1 a 0.
A equipe Chilena tentou de qualquer forma buscar o resultado mas o goleiro Marchesín estava atento no jogo.
O Grêmio perdeu várias oportunidades de gol, uma delas com Pepe, que aos 21 minutos do primeiro tempo,próximo à pequena área chutou a bola na trave.
Aos 32 minutos Soteldo, faz uma boa jogada leva até a linha de fundo e faz um cruzamento rasteiro, o meia Cristaldo chuta de primeira e o goleiro Parra, evitar o que seria o segundo gol do Grêmio, a equipe gaúcha mandou mais duas bolas na trave ainda no primeiro tempo uma com Soteldo e outra com Galdino.
No segundo tempo a chuva ficou mais forte, e a equipe chilena voltou com vontade de marcar e aos dois minutos da segunda etapa o Huachipato chegou com uma bola na trave com Gutiérrez, e em seguida uma boa defesa do goleiro gremista com um chute de fora da área de Montes.
A noite era do goleiro Marchesín que fechou o gol e ajudou o Grêmio a conquistar os três pontos e a sua classificação para as oitavas de finais da Copa Libertadores, agora o Grêmio enfrenta o Estudiantes o próximo sábado,8, e se vencer conquista a liderança do grupo C.