A bola rolou nas Finais disputadas no sábado, 18, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, com, na categoria Feminino, a equipe Gentil Meireles (Goiânia), campeã, vencendo o Monte Azul (Senador Canedo) pelo placar de 7 a 1.
No Masculino, o esquadrão Orlando de Moraes (Goiânia) arrebatou o bicampeonato da modalidade, ganhando por 4 a 1 da equipe Quilombola Boa Nova, da cidade de Professor Jamil.
O evento, maior competição mundial entre comunidades, reúne 25 mil atletas em todo o Brasil, moradores de zonas periféricas, e promovido pela Central Única das Favelas (Cufa Goiás), presidida por Breno Cardoso.
Mais que os títulos estaduais, os campeões, que iniciaram a jornada em 16 de setembro, se habilitaram para representar Goiás na etapa brasileira da competição, em mesclagem com atletas destaques de outros disputantes. Uma seleção de cada modalidade para adentrar a Taça das Favelas Nacional, mais conhecida por Favelão.
Em dados da organização, Goiás participou da primeira edição, ano passado ‘e já escreveu o seu nome na história chegando a grande Final que foi disputada na Arena Barueri [Barueri-SP], com transmissão para todo o Brasil. A seleção campeã foi a paulista em uma emocionante decisão nos pênaltis’.
Autoridades
Uma das características de cada edição é atrair patrocínios públicos e, presenças de autoridades e personalidades nas decisões, hoje ocorridas no total de quinze, em diferentes Unidades Federativas.
Na etapa goiana Taça das Favelas Goiás, foram anotadas o comparecimento, dentre outros, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB); André Fufuca, ministro dos Esportes; secretários municipais da capital; e, vereadores. Testemunhas oculares, de acordo com a Cufa, do potencial de organização detido por moradores de periferia, com parte deles ajudando na entrega de troféus e medalhas.
Atendendo a imprensa em entrevistas coletivas, os representantes das instâncias capital, estadual e federal foram unânimes em tecer elogios para a organização e os competidores.