
O atacante está na fase final de recuperação de um edema na coxa esquerda, lesão que ocorreu no dia 9 deste mês. Durante o período de descanso, Neymar seguiu em tratamento em Mangaratiba e iniciou a transição para o campo. A expectativa é de que ele comece a treinar com bola nos próximos dias.
A diretoria santista espera que o jogador seja titular na estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, no dia 30, em São Januário. O técnico Pedro Caixinha avaliará o desempenho de Neymar nos treinos para definir se ele começará a partida ou ficará como opção no segundo tempo. O prazo médio de recuperação do edema já foi ultrapassado.
Além de Neymar, o Santos ainda tem outras incertezas, especialmente no setor ofensivo. A definição da escalação ocorrerá após os próximos treinos, que serão fundamentais. Benjamín Rollheiser, contratado por R$ 65 milhões, tem demonstrado potencial, e Gabriel Veron se destacou no amistoso contra o Coritiba. Por outro lado, Guilherme, que caiu de rendimento nas últimas partidas do Paulistão, corre o risco de perder sua vaga.
O atacante Escobar, que sentiu dores no ombro, ficou de fora na vitória sobre o Coritiba, mas deve participar normalmente dos treinos nesta sexta-feira. João Schmidt, que estava se recuperando de uma virose, e Guilherme, que superou limitações musculares, também estão aptos para as atividades.
Após o período de descanso, Caixinha pretende intensificar os treinos. O treinador havia concedido a folga, mas agora exigirá máxima dedicação dos jogadores. A eliminação na semifinal do Campeonato Paulista para o Corinthians deixou o time com três semanas livres para os preparativos.
Nos próximos treinos, o Santos não contará com Tomás Rincón e Yeferson Soteldo, convocados para a seleção venezuelana. Ambos retornarão no dia 26, poucos dias antes da estreia no Brasileirão.
Miguelito, também convocado para a seleção da Venezuela, deve ser emprestado, com o América-MG sendo o destino mais provável.