
"Eu vou, mas eu volto!". Foi com essa frase que Neymar despediu-se do Santos em 2013 e anunciou sua volta ao Peixe nesta quinta-feira, 30.
De longe, uma das maiores contratações deste século e de toda a história do futebol brasileiro. Particularmente, fica somente atrás dos retornos de Romário ao Flamengo (1995) e Ronaldo Fenômeno (2008).
Neymar, naturalmente, proporciona um salto de qualidade dentro de campo, potencializando as ambições da equipe para o ano de 2025. Mesmo que seu contrato inicial seja de apenas cinco meses, com as coisas indo bem para ele e para o clube, o astro tende a renovar por mais um ano, com objetivo de realizar a sua preparação para a Copa de 2026 no Brasil.
Sua relevância é tão impactante que Deivid Washington, promessa que deixou o Santos há dois anos, pode estar retornando por empréstimo para ser mais um "parça" no alvinegro praiano.
Além disso, fora de campo, o vento pode soprar à favor. Os patrocínios, o marketing e toda a atenção voltada para a estrela mundial podem gerar milhões de reais, capazes de atenuar as dívidas e montar um elenco mais competitivo.
O Santos e sua torcida queriam Neymar e também precisam dele. Não apenas para a ousadia e alegria dentro de campo. Mas, também, construir um novo capítulo, no qual o rebaixamento vexatório foi apenas um deslize diante das glórias que o alvinegro praiano pretende traçar a partir de 2025 com a volta de Neymar.