O fantasma das quartas de finais voltou a assombrar o Brasil, dentro de campo, os jogadores comandados por Tite, ficaram no empate no tempo normal em 0 a 0, e saiu na frente na prorrogação, mas cedeu o empate para os croatas no final e na penalidades, a Croácia contou com os erros de Rodrygo e Marquinhos pelo Brasil para vencer a partida pelo placar de 4 a 2.
O jogo
Brasil e Croácia entraram em campo em busca de uma vaga na semifinais da Copa do Mundo do Catar, na tarde, desta sexta-feira, 9. E o primeiro tempo foi truncado entre as duas equipes, com o Brasil com poucas oportunidades na partida, e com os atuais vice-campeões melhores no primeiro momento.
Enquanto, a seleção comandada por Tite tentava encontrar espaço no sistema defensivo dos croatas, que mesmo melhores em campo, pouco criaram, e só encontravam espaço na falha dos brasileiros. O primeiro tempo que deixou a deseja por parte do Brasil, a qual não mostrou a mesma qualidade dos outros jogos, sofreu para encontrar os espaços.
Com o jogo truncado na primeira etapa, as duas equipes desceram para o intervalo com placar zerado, e as emoções ficaram todas para a segunda etapa, e o Brasil tinha que voltar com o outro postura para tentar a vaga para a próxima fase
brasil volta melhor, mas o placar não sai do zero
O Brasil voltou melhor na segunda etapa e logo nos três primeiros minutos, já começou a dar trabalho para a defesa da Croácia.
Tite também começou a mexer na equipe, tirou os pontos Raphinha e Vinicius Júnior, entraram Antony e Rodrygo, e a seleção continuou melhor.
O Brasil teve quatro oportunidades para abrir o placar, porém, o goleiro Livakovic defendeu as oportunidades, e impediu que a seleção comandada por Tite abrisse o placar no tempo normal. Com o empate sem gols, o jogo foi para a prorrogação.
Na prorrogação o Brasil continuou melhor que os atuais vice-campeões, e mais uma vez a seleção encontrou dificuldades para furar o bloqueio croata.
Mas no último minuto do primeiro tempo da prorrogação, após bela tabela, Lucas Paquetá recebeu de Rodrygo e tocou para Neymar, que driblou o goleiro e bateu para fazer o gol do Brasil no jogo. Com o resultado positivo, o Brasil passou a ter a vantagem e jogar com o regulamento.
Após o final do primeiro tempo da prorrogação, o Brasil continuou melhor, mas no último lance da partida, Petkovic recebeu dentro da área e bateu, a bola desviou no joelho do zagueiro Marquinhos e tirou o goleiro Alisson da jogada, que impediu o goleiro brasileiro de fazer a defesa. Com o empate em 1 a 1 a decisão da vaga foi para a cobrança de pênaltis.
Nas penalidades Rodrygo e Marquinhos perderam as cobranças, enquanto os croatas converteram todas as cobranças, e com a vitória pelo placar de 4 a 2 nas penalidades, o Brasil deixa mais uma vez a Copa do Mundo na fase das quartas de finais.