
O Tigrão passou por cima do Atlético-GO com 3 x 1 fora de casa, pela 4ª rodada do Campeonato Goiano 2025. Mas, afinal, será que esse ano o Vila leva o troféu para casa?
Há 20 anos, o Vila Nova conquistava seu último título de Campeonato Goiano. De lá para cá, as frustrações tomaram conta ao acumular três vices (2017, 2021 e 2024) e campanhas vexatórias.
Ao longo das duas décadas, o Tigrão levantou três troféus: dois do Brasileirão Série C (2015 e 2020) e a segunda divisão do Goiano (2015). A equipe colorada chegou a bater na trave em nas edições de 2022 e 2024 da Copa Verde, em ambas sendo superado pelo Paysandu.
Afinal, o que o Vila precisa para levar esta taça de volta para casa?

Contratações
Certamente, um time com bons jogadores no campo e no banco de reservas é o maior responsável pelas glórias no futebol.
Neste início de 2025, o Tigre trouxe 14 reforços, além de três renovações. Porém, também houve saídas que a equipe ainda sente, como a de Alesson. O atacante, vendido por R$2 milhões ao Torpedo Moscow, da Rússia, foi a principal peça do Vila no ano passado (20 gols e 10 assistências em 56 jogos) e, até o momento, nenhuma das contratações assumiu o protagonismo.
Apesar do mercado inflacionado, uma das estratégias de vários clubes atualmente é buscar jogadores estrangeiros nos países vizinhos ao nosso. Ademais, empréstimos de jovens promessas das grandes agremiações do Brasil podem ser convencidos pela oportunidade de minutagem e experiência em campo.
Eficiência
Nos títulos nacionais que levantaram na última década, o Tigre reúne características que são relevantes para levantar o Goiano novamente.
Primeiro, um sistema defensivo forte. Em um esporte cada vez mais coletivo, uma equipe compacta para impedir ataques e gols adversários faz total diferença.
Há 10 anos, a campanha do bicampeonato sofreu apenas seis derrotas e 16 gols em 24 jogos. Já na trajetória do Tri, somente cinco reveses e 21 tentos contra em 26 compromissos.
Em segunda análise, estes times históricos do colorado contavam com Zotti e Moisés, em 2015, e Alan Mineiro e Henan, em 2020. Atletas de mobilidade e qualidade técnica que desquelibravam as partidas.
Hoje, sem Alesson, a esperança até o momento está em Igor Henrique e Emerson Urso, profissionais que ainda precisam mostrar o seu melhor para ajudarem o Vila a alcançar objetivo do estadual.
Opinião da torcida
O torcedor fanático Alexandre Soares comentou ao Diário da Manhã os passos que o Tigre precisa realizar para voltar à glória.
O Vila Nova, um dos maiores clubes de futebol de Goiás, vive mais uma temporada com a esperança renovada de conquistar o tão sonhado título do Campeonato Goiano. A nossa torcida colorada, sedenta por glórias, acompanha de perto cada passo do Tigrão e alimenta o sonho de ver nosso time levantar a taça estadual. A expectativa em torno do Vila Nova para o Goiano de 2025 é grande. A equipe conta com um elenco experiente, mesclado com jovens destaques da copinha como Gustavo Pajé. A diretoria, por sua vez, tem investido em reforços pontuais e na estrutura do clube, como o novo CT buscando proporcionar as melhores condições de trabalho para os atletas. No entanto, a competição promete ser bastante acirrada. Outros grandes rivais, como o Goiás e o Atlético-GO, também estão fortes e com o objetivo de conquistar o título. Além disso, o futebol é imprevisível e qualquer tropeço pode comprometer as chances de sucesso. Alexandre Soares, torcedor do Vila
Goianão 2025
Até o momento, o Vila é o líder com 10 pontos. Nesta quarta-feira, 29 recebe o CRAC e no domingo, 2, tem o clássico contra o Goiás.