Esportes

Roberto Dinamite: ídolo no vasco e referência do futebol nacional

Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2023 às 18:40 | Atualizado há 2 anos

Pelé e Roberto Dinamite são dois dos maiores ícones do futebol brasileiro. Pelé morreu em 23 de novembro de 2021, aos 81 anos, devido a complicações de uma infecção urinária. Hoje (8), Roberto Dinamite faleceu devido a complicações de um câncer de intestino. Pelé e Roberto Dinamite deixam uma grande marca na história do futebol brasileiro e serão lembrados por gerações como alguns dos maiores jogadores de todos os tempos. Suas mortes são uma perda profunda para a comunidade esportiva e para o país.

Roberto Dinamite, nascido Carlos Roberto de Oliveira, foi um famoso futebolista brasileiro que atuou como atacante  nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e foi presidente do Club de Regatas Vasco da Gama entre 2008 e 2014. 

Durante sua carreira no Vasco da Gama, Roberto Dinamite foi responsável por muitos títulos e conquistas importantes para o time. Ele foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1974, dos Cariocas de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992, das edições do Troféu Ramón de Carranza em 1987 e 1988, entre outros.

Carreira

Roberto Dinamite foi um jogador incrível que deixou sua marca na história do futebol brasileiro. Ele detém o recorde de maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, e do Campeonato Carioca, com 279 gols. Além de atuar pelo Club de Regatas Vasco da Gama, Dinamite também vestiu as camisas do Barcelona, da Espanha, da Portuguesa, do Campo Grande e da seleção brasileira. 

Fora das quatro linhas, ele também foi ativo na política, tendo sido eleito vereador em 1992 pelo PSDB e deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Dinamite também foi presidente do Vasco da Gama por duas gestões, entre 2008 e 2014. Sua estátua pode ser encontrada atrás de um dos gols de São Januário, em homenagem à sua brilhante carreira.

Presidente Lula

Das várias manifestações nas redes sociais, destacou-se o presidente Lula em seu twitter: 

 



Roberto Dinamite foi um gigante na história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Como torcedor do Vasco no Rio, admirei muito seu futebol bonito, ofensivo, de um chute tão potente de perna direita que virou apelido. E de apelido, sobrenome.”


Lula

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias