Ronda Rousey foi por muito tempo a maior lutadora (para muitos é a maior de todos os tempo) do UFC, praticamente a até então Inderrotável Ronda viu sua história mudar um pouco após o duelo contra Holly Holm.
Em novembro de 2015 as americanas se enfrentaram,e a luta entre a invicta Rousey e Holm, ficou na história como uma das mais emblemáticas do esporte, após Holly Holm nocautear Ronda, e com essa derrota, o ´´reinado´´ dela estava em perigo, mas mal sabia ela que tudo iria piorar. A própria Ronda declarou que era a atleta mais bem paga entre homens e mulheres do UFC na época.
Em 2016 Ronda voltou para lutar contra Amanda Nunes, onde a brasileira nocauteou ela no primeiro round, e colocou um fim na carreira de Ronda Rousey. Após essa luta, a americana nunca mais subiu em um ringue do UFC.
Após mais de meia década, a judoca falou sobre sua aposentadoria, confira : ´´Meu histórico de concussões que tive que manter em segredo por anos, para que eu pudesse continuar competindo e performando. É basicamente por isso que tive que me aposentar. Tinha tanta coisa sobre (essa derrota para Holm) que eu não podia falar, seja em entrevista ou artigo, senão haveria muito foco em minhas palavras e as pessoas leriam isso. Tinha muita coisa a ver com tantas concussões quando eu estava no judô, antes mesmo de entrar no MMA. Não poderia mesmo falar sobre isso quando estava lutando MMA. Porque eu literalmente colocaria um alvo na minha cabeça, e talvez não tivesse mais permissão para competir. Queria que as pessoas entendessem minhas razões. Fui forçada a parar de lutar quando estava mais rápida, forte, habilidosa e tinha um melhor entendimento da arte do que nunca. Uma decisão muito difícil de se entender (aposentar), mas que meu corpo realmente tomou por mim´´, segundo informações da EPN americana
A notícia veio através de uma live em seu Instagram, onde ela promovia seu livro, chamado ‘Our Fight’ (Nossa Luta), que ainda será lançado em 2024.