O Saneago/Goiás realiza uma bela campanha em prol do Mês de Conscientização do Autismo, na qual os jogadores usarão em quadra uniforme com numeração especial. O clube joga nesta quinta-feira (11), pelo primeiro jogo das semifinais, às 18h, no Ginásio Sesi Taguatinga, contra a equipe do Brasília.
Os atletas entram em quadra com camisa que reforça a importância de campanhas de conscientização. O número na camisa será construído por um quebra-cabeça, que simboliza as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e com as cores usadas para divulgação da causa.
A psicóloga Beattriz Santos, pós-graduada em Clínico Analítico-Comportamental, reforça a necessidade do compromisso para com o entendimento acerca do autismo e inclusão na sociedade. Pessoas com autismo fazem parte da nossa sociedade, estão entre nós, na nossa família, nas escolas, no ciclo de amigos. E todas essas pessoas devem e precisam ter saúde, qualidade de vida, respeito e apoio. “Debater, estudar e procurar entender melhor sobre o autismo entre as instituições, profissionais de saúde, profissionais da educação, pais/cuidadores, os próprios autistas e a sociedade como um todo não só é necessária para termos entendimento do transtorno como também é necessário para combater o preconceito, a falta de informação e a dificuldade no acesso ao acompanhamento especializado”, declarou
Estima-se que no Brasil existem cerca de dois milhões de pessoas autistas. O autismo se manifesta geralmente nos 3 primeiros anos de vida. Afeta as relações sociais, comportamento, integração sensorial das pessoas e a comunicação.