O historiador do São Paulo, Michael Serra, fez um levantamento e levou em consideração as decisões realizadas no Morumbi, seja em jogo único ou na volta, como vai acontecer nesta semana.
O São Paulo tem a chance de conquistar sua primeira Copa do Brasil ao jogar contra o Flamengo no próximo domingo, 24. A vitória do tricolor paulista no jogo da ida, faz com que um empate seja suficiente para título inédito.
O Morumbi, onde o clube já reverteu placares adversos nesta temporada, se tornou um local especial para as finais, com 27 disputadas e um bom aproveitamento de 63%.
A primeira final do São Paulo no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em 1975 diante da Portuguesa, foi como visitante. Apesar da derrota por 1x0, o São Paulo foi campeão estadual nos pênaltis. Até o início dos anos 2000, as partidas decisivas do Paulistão eram disputadas no Morumbi, independentemente do mando do São Paulo ou do time adversário.
A última derrota do tricolor em uma decisão no estádio, foi em 2006, contra o Boca Juniors na Recopa Sul-Americana. Desde então, apenas mais duas finais foram jogadas lá.
Entre 2006 e 2023, o clube conquistou apenas cinco taças, duas delas em finais no Morumbi e as outras no tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008. Das 27 finais no Morumbi, o São Paulo venceu 17.
O Paulistão é a competição que o São Paulo mais disputou no Morumbi, com 15 finais. Além dele, o Brasileirão (3), a Libertadores (2), o Rio-São Paulo (2), a Supercopa Libertadores de 1993, o Super Paulista de 2002, a Recopa Sul-Americana de 2006 e a Sul-Americana de 2012 completam o histórico.
O título mais recente no Morumbi foi no Campeonato Paulista de 2021, nessa ocasião o tricolor venceu o Palmeiras por 2x0 e conquistou um título após nove anos.