Quando o árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden apitar o fim da partida de hoje no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o futebol nacional terá definido o primeiro campeão nacional deste ano. Na luta pelo título, os quase xarás Ferroviário e Ferroviária, que no primeiro embate, dia 13 de setembro, ficaram no 0 a 0. Em caso de novo resultado igual, a decisão irá para os pênaltis.
Confiante na conquista, o treinador Paulinho Kobayashi, do time cearense, dono da melhor campanha e único invicto (14 vitórias e nove empates), lista ainda como pontos favoráveis os fatores determinação do Tubarão da Barra, jogar em casa e apoio de 15 mil torcedores.
Pelo lado da Locomotiva do interior paulista, que conseguiu apoio presente de apenas 4.199 torcedores na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, o comandante Alexandre Lopes contará com retornos do volante Xavier e do lateral Lucas Rodrigues, ambos suspensos. Ele relembra que seu esquadrão não foi derrotado nenhuma vez no mata-mata e manifesta que seus jogadores demonstram ter total capacidade de levar o título para casa. São onze vitórias, oito empates e quatro derrotas.
Na corrida pelas vagas de acesso para a Série C do ano que vem, Caxias (RS), terceiro colocado, e Athletic Club (MG), quarto, acompanham os finalistas.
Na primeira Fase do Brasileirão da Série D, 64 clubes foram divididos em oito grupos, se enfrentando em turno e returno e os quatro mais bem classificados de cada chave avançaram, iniciando o mata-mata.
O artilheiro é Eron, do Caxias, com 14 gols e, dos envolvidos na disputa final, Ciel, do Ferroviário, marcou 11 vezes.
Outras ‘Séries’
Nas outras três Séries do Campeonato Brasileiro, o Botafogo, que visita às 21h de hoje o Atlético-MG, permanece líder na A. Com gol de Breno Lopes sofrido nos acréscimos, o Goiás perdeu ontem no Allianz Parque, para o Palmeiras.
Com a 28ª rodada em andamento neste final de semana, a Série B tem na liderança o Sport, que venceu fora ontem o lanterna ABC por 1 a 0. O Leão do Norte pode ser alcançado por Vitória e Guarani, conforme seus resultados de amanhã. Jogando no OBA na noite da sexta-feira, o Vila Nova saiu na frente, com gol de Juan Christian, mas dois minutos depois a Ponte Preta empatou com Eliel. Vila, que está no G-4, com 46 pontos, porém podendo ser ultrapassado na rodada por Novorizontino; Criciúma; Juventude; e, Atlético-GO, que joga logo mais, às 17h, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.
Na Série C, oito times disputam a Segunda Fase, que tem a sua terceira rodada neste final de semana.