Os campeonatos estaduais são um ´´charme`` especial do futebol brasileiro,principalmente se comparado aos demais países que gostam do esporte. Vamos falar sobre os campeões dos principais estaduais do Brasil.
Em São Paulo, o Palmeiras fez 2x0 no Santos e reverteu a derrota na partida de ida para levantar a taça. O Santos reclamou muito da origem do primeiro gol do Verdão, onde no tiro de meta do goleiro Weverton a bola estaria rolando no momento do chute. Embora o Peixe não tenha sido campão, o time saí de cabeça erguida após a surpreendente campanha no Paulistão.
No Rio de Janeiro, a equipe do Flamengo voltou a ganhar o campeonato Carioca, título que não ganhava desde 2021. O Rubro-Negro fez 1x0 no Nova Iguaçu na partida de volta, realizado no Maracanã. O Flamengo jogou de forma tranquila, depois que venceu o primeiro jogo por 3x0. Na comemoração do título, o técnico Tite deu sua medalha para Carlos Vitor, treinador do Nova Iguaçu, no qual enalteceu pelo seu belo trabalho realizado.
Ainda na região Sudeste, em Minas Gerais, o Atlético Mineiro derrotou o Cruzeiro no estádio do Mineirão por 3x1 de virada. O Galo consegue ser pentacampeão de maneira consecutiva, se isolando cada vez mais na liderança de Campeonatos Mineiros conquistados. Na partida de ida, o jogo terminou empatado por 2x2, após o Galo abrir 2x0. Dessa ve quem saí com o sentimento amargo é o torcedor cruzeirense, que não ganha o estadual desde 2019.
No Rio Grande do Sul, o Grêmio virou pra cima do Juventude e foi heptacampeão do Campeonato Gaúcho. A equipe comandada por Renato Gaúcho levanta mais uma taça sobre o comando do ídolo do Imortal.
No Paraná, o Athletico Paranaense venceu na Ligga Arena o Maringá por 3x0, e depois da vitória pelo placar mínimo de 1x0 na partida de ida, o Furacão levou a taça do estadual e se consolida ainda mais como a principal potência do estado.
Em Goiás, o Atlético-GO voltou a vencer o Vila Nova, dessa vez em casa por 3x1, e consegue o tricampeonato inédito para o clube de Campinas. Já o Vila Nova amarga a sequência de 19 anos sem ganhar o Campeonato Goiano.
No estado da Bahia, o Vitória empatou na Arena Fonte Nova e ficou com o troféu. O Leão da Barra volta a vencer o Campeonato Baiano, competição que não ganhava desde 2017. Agora o clássico BA-Vi será disputado novamente no Brasileirão Série A.
Em Pernambuco, o Sport empatou sem gols com o Náutico e levou mais uma vez o caneco. Na partida de ida, jogo marcado por invasões, o Sport ganhou por 2x0, e nessa partida de volta, o empate foi o suficiente para conquistar seu 44° título estadual.