
O Flamengo preparou uma série de ações para lembrar os seis anos do incêndio ocorrido no Centro de Treinamento (CT) Ninho do Urubu, que resultou na morte de dez garotos da base do clube. Neste sábado (8), o clube realizará um culto ecumênico em homenagem às vítimas da tragédia, com a presença de familiares, funcionários e diretores do Flamengo. O evento será fechado e ocorrerá nas dependências do Ninho do Urubu.
Além disso, o Flamengo programou homenagens durante o clássico contra o Fluminense, marcado para o fim de semana. O time entrará em campo com um patch especial na camisa, com a mensagem "Nossos 10!", e será exibida uma mensagem no telão do estádio. O clube aguarda a aprovação do Fluminense, mandante da partida, para finalizar os detalhes da ação.
A tragédia aconteceu em 8 de fevereiro de 2019, e, desde então, o Flamengo tem demonstrado sua solidariedade às famílias das vítimas. O último acordo com a família que faltava foi celebrado nesta semana. Até o momento, ninguém foi punido criminalmente pelo ocorrido.
Em 2019, sob a gestão de Rodolfo Landim, foi realizada uma missa em homenagem às vítimas, e, em 2022, foi inaugurada a capela ecumênica no Ninho do Urubu, com a presença de atletas e familiares.
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, também compartilhou sua emoção sobre o episódio, demonstrando solidariedade às famílias das vítimas. "Tenho uma conexão muito forte e sinto. Tem um memorial lá no Ninho, vou muito sozinho e fico sentindo. Não estava aqui quando aconteceu essa tragédia, mas sou pai e sei como deve ter sido difícil para um pai de um desses 10. Entregar um menino para jogar futebol com um sonho e pegar em um caixão. Nenhum acordo do mundo vai fazer a dor passar. O que podemos fazer é tentar dar carinho, apoio e suporte. Dizer que também sentimos essa dor. Também tenho filhos e sei o quão difícil pode ser isso. Ninguém deseja passar por nada assim. Meu apoio a todas as famílias", disse Filipe Luís após a vitória contra a Portuguesa.