
Como plataforma de divulgação e interação social, o Instagram é um dos meios mais utilizados e importantes dos clubes de futebol com o objetivo de atrair torcedores e valorizar a própria marca.
Diante disso, é relevante apresentar como os times goianos estão explorando essa rede social e como estão perante o cenário nacional.
Cada vez mais necessário no mercado atual, as agremiações possuem seu próprio departamento de comunicação. Aliás, designam profissionais para funções como design (artes visuais com identidades do clube), marketing (ações sociais e comerciais, com foco em datas importantes e tendências) e social media (produção de conteúdo para as redes sociais).
Assim, vemos nacionalmente diferentes maneiras nas quais os clubes trabalham sua imagem e identidade. A saber, o Santos aproveitou a volta de Neymar e explodiu em seguidores e interações: saiu de 3,3 milhões para 7,2 no próprio Instagram.
Confira o TOP 40 clubes brasileiros com mais seguidores no Instagram
Flamengo - 21,6 milhões
Corinthians - 13,1 milhões
Santos - 7,2 milhões
Palmeiras - 7 milhões
São Paulo - 6 milhões
Vasco da Gama - 3,5 milhões
Grêmio - 3,4 milhões
Atlético-MG - 3,3 milhões
Cruzeiro - 3,1 milhões
Fluminense - 2,5 milhões
Internacional - 2,2 milhões
Chapecoense - 1,8 milhões
Botafogo - 1,8 milhões
Vitória - 1,7 milhões
Bahia 1,7 milhões
Fortaleza - 1,6 milhões
Sport - 1,5 milhões
Ceará - 1,4 milhões
Athletico - 890 mil
Paysandu - 818 mil
Bragantino - 679 mil
Remo - 658 mil
Santa Cruz - 639 mil
Goiás - 522 mil
Íbis - 501 mil
Coritiba - 467 mil
Cuiabá - 465 mil
Criciúma - 390 mil
CSA - 373 mil
Portuguesa-SP - 343 mil
CRB - 341 mil
Amazonas - 334 mil
Vila Nova - 332 mil
Sampaio Corrêa - 312 mil
Náutico - 310 mil
ABC - 285 mil
América-MG - 282 mil
Juventude - 269 mil
Atlético-GO - 265 mil
Nova Iguaçu - 265 mil
Dados: Instagram @binnofc