
Vila Nova e Anápolis fizeram um grande jogo na tarde deste domingo, 30, no duelo de volta da final do Goianão 2025. O Anápolis tinha a vantagem de perder por um gol de diferença para ficar com o título, mas viu o Vila não apenas empatar no agregado mas fazer 3 a 0.
Com a vitória no jogo de volta, o Vila Nova voltou a conquistar um título do Campeonato Estadual depois de 20 anos, a última conquista do colorado foi em 2005.
O Jogo
Pouco se viu no primeiro tempo da decisão do Campeonato Goiano de 2025. O Vila Nova que entrou no Estádio Serra Dourada com uma desvantagem de dois gols no placar, precisava dar alguma resposta ao seu torcedor para buscar o título da primeira divisão que o time não conquista desde 2005.
Para buscar reverter essa situação, o treinador colorado colocou os meias Junior Todinho e Jean Mota, além do atacante Bruno Mendes, mas eles pouco fizeram durante a primeira metade do jogo de volta. As melhores chances do Vila Nova foram nos acréscimos da primeira etapa da final, onde brilhou a estrela do goleiro Paulo Henrique que na chance mais clara do Vila impediu o primeiro gol da equipe colorada.
O Anápolis também não criou muito durante o primeiro tempo, para ser mais exato, o Galo da comarca administrou o resultado, uma vez que pode perder até por um gol de diferença que fica com o título. Com pouca criatividade de ambos os lados, as equipes desceram para o intervalo com o placar sem gols.
Emoção ficou toda para o segundo tempo
O Vila Nova voltou para o segundo tempo do jogo com três modificações, Gabriel Silva, Gabriel Poveda e Arilson entraram em campo nos lugares de João Vieira, Diego Torres e Bruno Mendes, para tentar reverter o resultado adverso.
O Vila Nova melhorou com as alterações e começou a buscar mais o resultado, mas o Anápolis teve a melhor oportunidade na etapa complementar. João Celere recebeu, tirou da marcação e arriscou, mas a bola passou por cima do gol defendido pelo goleiro Halls.
Aos 16' do segundo tempo o Vila Nova conseguiu abrir o placar e furar a defesa do Anápolis. Após cobrança de escanteio, a bola voltou nos pés de Jean Mota, o qual fez um novo cruzamento na área, e Gabriel Poveda escorou para o capitão Thiago Panussa para de calcanhar marcar o gol dos donos da casa, e diminuir a vantagem do Anápolis.
O que precisava aos 28' do segundo tempo, o Vila conseguiu igualar a decisão no agregado. Gabriel Silva ficou com a bola após cobrança de falta, cruzou para dentro da área, e Igor Henrique recebeu, tirou a marcação, e bateu para fazer 2 a 0 e deixar tudo igual na decisão.
O Anápolis teve a chance de selar a conquista do título aos 39' da etapa complementar, mas o goleiro Halls apareceu para defender e evitar o gol do Galo da comarca.
O goleiro do Anápolis apareceu aos 42' da etapa final, após jogada trabalhada, a bola sobrou com Dodô que arriscou de fora da área e goleiro do tricolor para evitar o que seria o terceiro gol do colorado goiano.
O Vila Nova conseguiu o terceiro gol aos 50' da etapa final, após jogada pela direita, Elias cruzou para dentro da área, e a zaga do Anápolis jogou contra o patrimônio para desempatar o confronto no agregado. Com a vitória por 3 a 0, o Vila voltou a conquistar um título de campeão estadual da primeira divisão, após 20 anos.