
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% sobre os países do BRICS caso o bloco avance na criação de uma moeda própria para substituir o dólar no comércio internacional.
A declaração foi feita em sua plataforma Truth Social, onde Trump afirmou que não permitirá que os BRICS retirem o dólar das transações comerciais globais.
A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar, enquanto nós ficamos de braços cruzados assistindo, acabou. Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar dos EUA, ou enfrentarão tarifas de 100%, e podem esperar dizer adeus à possibilidade de vender na maravilhosa economia dos EUA. Eles podem procurar outra nação ingênua. Não há chance de os Brics substituírem o dólar dos EUA no comércio internacional, ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tente isso deve dar as boas-vindas às tarifas e dar adeus à América Trump
BRICS e a proposta de uma nova moeda
Os países do BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vêm discutindo a possibilidade de criar uma moeda comum para transações comerciais, reduzindo a dependência do dólar. A ideia ganhou força com a inclusão de novos membros no bloco, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.
Resposta da Rússia
Em resposta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 100% aos países do BRICS que busquem substituir o dólar no comércio internacional, a Rússia esclareceu que não há planos para a criação de uma moeda comum no bloco. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Pankin, afirmou que o BRICS está desenvolvendo um sistema de liquidação para facilitar transações comerciais entre os países membros, mas não está trabalhando em uma nova moeda internacional. Pankin enfatizou que o desenvolvimento desse sistema continuará, apesar das ameaças de Trump.