Foi protocolado pela vereadora Aava Santiago (PSDB), nesta última sexta-feira, 13, uma denúncia ao Ministério Público (MP-GO), para que seja investigada a falta de coleta de lixo na região goiana. O mesmo solicita ao órgão, que tome medidas apropriadas para garantir o cumprimento das leis e regulamentos associados à coleta de lixo e saneamento básico.
A vereadora ressalta que é gravíssima a situação em que se encontra o município de Goiânia, com respeito à coleta de lixo urbana:
"Em notícia veiculada por meios de comunicação, diversos bairros da Capital estão há mais de duas semanas sem a coleta de lixo. A cidade está completamente tomada por lixo, o que demonstra a falta de coleta diária e a irresponsabilidade do gestor público", destacou a vereadora.
No documento apresentado pela vereadora, além de fotos do acumulo do lixo na região de Goiânia, Aava também relembra da existência do Inquérito Civil Público, no qual apura a prestação efetiva e a qualidade dos serviços públicos de limpeza urbana.
Em recente declaração, o presidente da companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, reconheceu que a empresa está sendo incapaz de prestar os serviços de coleta de lixo na cidade. Ainda ressaltou que a solução seria a terceirização dos serviços como forma mais viável para o tratamento dos resíduos.
A cidade de Goiânia já foi conhecida como a cidade mais limpa do país, além da composição de suas praças floridas. O cenário hoje se encontra totalmente diferente, com a junção de lixos espalhados pela cidade e a falta da coleta necessária para o bom andamento da vida urbana.