Home / Goiânia

GOIÂNIA

“Maior incentivo para requalificação de uma região na história da Capital”

Proposta entregue pelo prefeito Rogério Cruz à Câmara Municipal estabelece legislação para acelerar requalificação do Centro da Capital

Prefeito Rogério Cruz propõe requalificação através do
programa Centraliza: setor produtivo aguarda mudanças que valorizem o centro Prefeito Rogério Cruz propõe requalificação através do programa Centraliza: setor produtivo aguarda mudanças que valorizem o centro

O prefeito Rogério Cruz entregou à Câmara Municipal, na quinta-feira, 7, o projeto de Lei que cria o Plano de Requalificação do Centro de Goiânia - Programa Centraliza, para estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade.

“Esse é o maior incentivo para o desenvolvimento econômico e requalificação de uma região da história da Capital. O Centro já recebe ações imediatas na iluminação pública, na segurança e recapeamento de ruas e avenidas, aliadas as propostas apresentadas a Câmara Municipal, que juntas vão transformar o Centro da nossa cidade”, disse o prefeito.

O projeto de requalificação tem o objetivo de valorização dos moradores e comerciantes locais, por meio de incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização, com descontos que chegam a 10 anos. Empreendimentos como escolas, cinemas, brechós e livrarias receberam destaque na proposta pela importância histórica, social e econômica para a região.

Estes segmentos estão incluídos nos benefícios fiscais para os imóveis comerciais que forem submetidos a reformas retrofit, que preservam a arquitetura original, recebendo 100% de isenção do IPTU por um período de 5 anos e 40% por mais três anos. Os imóveis comerciais situados em regiões com potencial econômico terão isenção total do ITBI dentro de um período de 5 anos.

Já para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, terão isenção do IPTU de 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Além disso, a proposta prevê outros incentivos fiscais e urbanísticos visando fortalecer o comércio gerando empregos e atraindo novos investimentos para a região.

“Foram meses de muitos estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, valorizando a região. As reuniões com diversos institutos, associações, sindicatos e representantes do setor produtivo viabilizaram a elaboração da melhor proposta possível para o Centro”, destacou o secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves.

O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. A proposta agora precisa ser aprovada pelos vereadores e, em seguida, será sancionada pelo prefeito.

Centraliza é elogiado pelo setor produtivo

A apresentação do Plano de Requalificação do Centro de Goiânia, programa Centraliza, pelo prefeito Rogério Cruz, foi marcada pela confiança dos representantes da região à iniciativa da Prefeitura de Goiânia.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial do Centro de Goiânia (Acic), Antônio Alves Ferreira Filho, “o projeto chega numa hora muito boa, porque o centro de Goiânia estava abandonado”. Para o representante dos empresários e comerciantes, a iniciativa reúne todos os pontos abordados em iniciativas anteriores e novas ações.

“É um excelente projeto, que nós do setor produtivo vamos abraçar. Nós vamos apoiar a todo o momento esse projeto, vamos até o fim. O prefeito pode contar conosco da associação, os empresários, moradores, que nós vamos apoiar esse projeto e até o fim, para que todas as pautas apresentadas sejam implementada”, assinalou o presidente da Acic.

Segundo a associação de comerciantes, melhorias já podem ser vistas na Região Central da Capital. “Já estamos vendo melhorias sendo feitas, o projeto do Mercado Central, a iluminação [LED], o processo do Refiz que veio para o Centro, o asfalto novo, a iluminação. São projetos que trazem de volta a confiança dos moradores e empresários de que esse projeto vai sair do papel”, concluiu Antônio Alves Ferreira Filho.

Apresentação

Em sua apresentação, o prefeito Rogério Cruz fez um agradecimento a todos que contribuíram com o projeto. “Agradeço ao setor produtivo, fórum empresarial, a todos que fizeram parte deste projeto. Desde o início, nas reuniões, até o dia de hoje em que temos a imensa satisfação de apresentar esse projeto que vai mudar a cara do centro de Goiânia”, frisou o prefeito.

“É um projeto ousado, mas necessário. Vamos resgatar o orgulho de ser goianiense, trabalhar e morar no Centro. Vai gerar emprego, renda desenvolvimento e sustentabilidade para uma Goiânia mais moderna, inclusiva e humana”, disse o prefeito.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias