A ação que apreendeu 27 armas de fogo, 116 munições, duas armadilhas fotográficas, uma motosserra, um arbalete, 20 tarrafas e 15 redes de pesca, faz parte da fiscalização contra os crimes ambientais no Rio Araguaia. Na ação foram feitos 15 autos de infração e 15 termos de apreensão.
Com as novas determinações do Governo de Goiás, a pesca está suspensa no período entre 1º e 5 de abril. A ação também visa diminuir aglomerações nos municípios da bacia do Rio Araguaia. Além monitorar crimes ambientais e a proibição das atividades pesqueiras na região.
Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi possível apreender todos os itens irregulares e notificar os responsáveis na região do Vale do Araguaia. As equipes ainda fiscalizaram veículos que trafegavam nas rodovias BR-080 e BR-010, que dão acesso a municípios que margeiam o Araguaia e seus afluentes.
Trafegando em barcos, as equipes de fiscalização monitoram acampamentos e ranchos montados às margens dos rios. Durante a operação três homens foram flagrados com armas, munições, tarrafas, redes de pesca, entre outros equipamentos. Em outro local os agentes apreenderam mais quatro espingardas, várias munições e outros itens de pesca. Um homem de 28 anos assumiu a propriedade das armas e foi preso por posse ilegal.
Em nota a polícia suspeita que o armamento seria utilizado para caça ilegal de animais silvestres. Para a equipe de busca e fiscalização, a vasta quantidade de redes, tarrafas, molinetes e outros itens de pesca, chama a atenção; já que as atividades de pescaria estão proibidas na região.