Neste mês de julho, a equipe do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade da SES-GO, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes, participou de mais um treinamento voltado à experiência do paciente. Com uma abordagem ampla sobre humanização e cuidado, o treinamento visa fortalecer a comunicação positiva, por meio de uma abordagem personalizada e com foco nas necessidades de cada paciente.
O Analista de Gestão de Gente, João Felipe Silvério, responsável pelo treinamento explica que o atendimento humanizado demanda uma série de cuidados, com respeito à intimidade, as crenças e desejos de cada paciente. "É preciso um olhar atento para o lado emocional dos pacientes, considerando as suas vulnerabilidades. E, acima de tudo, trabalharmos com ideia de que o paciente não é só paciente, ele é o amor de alguém", afirma.
Segundo o Diretor Executivo do Ceap-Sol, Antônio Jorge de Almeida Maciel, a unidade foca em promover a melhor experiência do paciente, considerando todas as etapas, desde a entrada pela portaria até a assistência pós-alta. "Lidamos com pacientes de longa permanência que, na maioria das vezes, passam anos em tratamento em nossa unidade, por isso, cuidar de cada etapa desse tratamento de forma acolhedora e humanizada contribui tanto para o bem-estar físico quanto emocional de cada pessoa", destaca.
Além de treinamentos, o Ceap-Sol realiza ações diárias para assegurar o melhor atendimento para cada paciente, com a realização de orientações para as equipes, abordagens junto aos pacientes quanto aos seus direitos e a realização da pesquisa de satisfação para a coleta de informações sobre as percepções dos usuários acerca de cada serviço prestado.