Home / Goiás

GOIÁS

Chapada dos Veadeiros tem entre 50 km² e 60 km² de área atingida por incêndio

Uma força-tarefa foi montada para combater os incêndios que, segundo tenente, pode ter sido provocado por um raio

Os bombeiros militares de Goiás, junto às brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), finalizaram, nesta quinta-feira, 13, o combate a um incêndio na Chapada dos Veadeiros.

Uma força-tarefa foi montada na quarta, 12, quando as chamas atingiram a Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, na Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, 50 km² a 60 km² de Cerrado foram atingidos.

Segundo o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva, o que pode ter provocado o incêncio foi um raio que caiu na região semana passada.

“Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros lotada em Cavalcante, fazendo um combate direto em um incêndio que vem descendo a serra. Esse incêndio saiu de dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ele, provavelmente, foi provocado na semana passada por um raio. Em três frentes, estamos combatendo desde ontem a cabeça do incêndio”, explica.

Ele ressalta que três frentes foram finalizadas e as equipes irão monitorar outras duas agora.

“No total, já devemos ter combatido aproximadamente uns 14km de linha desde anteontem no combate direto. Hoje a gente finalizou uma das três frentes. Nosso trabalho agora vai passar a monitorar as outras duas. Na área estimada por satélite, já devemos ter uns 50km² a 60km² de área queimada. Pessoal do Ibama e ICMBio têm dado um apoio muito forte para a gente combater esses incêndios”, disse.

Situada em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste goiano, a Chapada dos Veadeiros é um dos principais pontos turísticos do estado, com desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. Várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos vivem na região, além disso, há piscinas rochocas e quedas d'água com mais de 100 metros de altura.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias