Pode até não ter neve de verdade, mas o Natal do Bem 2024, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, teve chuva real nesta noite de quinta-feira, 14. Mas sem prejudicar o encanto do evento que se transformou em um símbolo natalino em Goiás.
A festa teve início com a inauguração da iluminação, apresentação de corais e a chegada do papai Noel na Vila do Natal.
A chuva fina deu o tom da celebração no Cerrado: serena e calma anunciou a chegada do evento organizado pelo Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), sob a gestão do Governo de Goiás.
Até 2018, as festas de Natal no Estado tinham uma caracterização de baixo padrão, com enfeites de segunda linha. De 2019 para cá, sob a batuta da primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, a festa melhorou muito. Ela lembrou na noite de quinta-feira o início da mudança: "O primeiro, já com cantata, em 2019, foi realizado na praça".
Gracinha lembrou que a festa tem as crianças como público alvo. Reforçou que elas "muitas vezes" não têm oportunidade de participar de uma celebração de Natal cuidadosamente pensada para encantá-las.
Se antes o Natal era mais simples, nos últimos anos tornou-se sofisticado. O Natal do Bem é considerada a melhor celebração grátis do país. Durante 53 dias, o evento ocorrerá com livre demanda do público, que tem desde estacionamento sem custo nenhum ao acesso a todas decorações.
Nesta noite, a população testemunhou o encanto colorido de luzes que misturam a celebração cristã com a fantasia do Natal - cuja história se inicia com nascimento de Cristo, árvores enfeitadas, papai Noel ( o famoso Santa Claus ou São Nicolau) e ícones como guirlandas, sinos e renas.
Para a imprensa, Gracinha disse que fica tocada com a chegada da temporada natalina: "Olha, sou apaixonada pelo Natal. Só de chegar aqui me sinto emocionada. Ronaldo nos deu a direção de cuidar das pessoas. E no Natal não é diferente".
Na solenidade de abertura, o governador esteve acompanhado dos prefeitos eleitos Sandro Mabel (Goiânia), Leandro Vilela (Aparecida de Goiânia) e Fernando Pellozo (Senador Canedo).
Maior
Maior celebração do gênero natalino gratuito no Brasil, o Natal do Bem segue até 5 de janeiro.
“Serão 53 dias de festa e muita confraternização. Tivemos a preocupação em ofertar, de graça, um ambiente que realmente reproduz a beleza do Natal”, disse o governador Ronaldo Caiado.
Segundo a primeira-dama, o Natal do Bem 2024 tem a expectativa de atrair 1,5 milhão de pessoas.
Na noite de quinta-feira, os visitantes puderam experimentar a Vila do Papai Noel, brinquedos, roda gigante, gastronomia e nevasca artificial. O complexo natalino de 30 mil metros quadrados e 2,7 milhões de pontos de luz chamava atenção de longe.
Gracinha Caiado disse que o evento quer proporcionar um Natal inclusivo. Por isso a programação ampliou benefícios para o público.
Diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, explica que seis estacionamentos garantem 12 mil vagas aos visitantes. O evento funcionará de terça a domingo, das 18h às 23h, com horários especiais nos dias 24 e 31 de dezembro.
Já o transporte público terá quatro linhas exclusivas (duas gratuitas).