Home / Internacional

INTERNACIONAL

11 de setembro completa 23 anos

Foram aproximadamente 2.753 mortes

Divulgação Divulgação

A Al-Qaeda foi responsável por coordenar um ataque que chocou o mundo. Nesta quarta-feira, completa 23 anos do atentado de 11 de setembro de 2001, que resultou na morte de quase 3.000 pessoas, provocando também mudanças profundas nas políticas de segurança global, especialmente nas leis contra terrorismo.

Dois aviões atingiram as torres gêmeas em nova York. As 8h46 o primeiro avião colidiu com a torre norte ás 8h46, em seguida, as 9h03 outro avião colidiu com a torre sul. Mais o menos duas horas depois, as torres desabaram. Foram aproximadamente 2.753 mortes, incluindo trabalhadores, socorristas, e passageiros dos aviões. Cerca de quarenta minutos após a colisão, outro avião sequestrado atingiu o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA em Washington, matando 184 pessoas.

A organização

A Al-Qaeda é uma organização que surgiu no Paquistão no final dos anos 1980. Seu surgimento está vinculado á Guerra do Afeganistão de 1979 e á resistência dos muçulmanos contra as forças soviéticas. Osama Bin Laden era um dos fundadores, e a organização foi responsável pelos atentados a 11 de setembro de 2001.

Bin Laden morreu em maio de 2011. Segundo a Casa Branca, o líder da Al-Qaeda resistiu à prisão e foi baleado na cabeça e no peito. E seu corpo foi lançado ao mar após um ritual religioso seguindo a tradição islâmica.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias