O acordo foi assinado nesta sexta-feira, 23, após cindo dias de negociações em Genebra na Suíça, sob liderança das Nações Unidas.
O acordo foi assinado na sexta-feira após cinco dias de negociações em Genebra organizadas sob a égide das Nações Unidas.
Segundo o Jornal francês Le Monde, as partes em conflito na Líbia assinaram nesta sexta feira, 23 de Outubro um acordo de cessar- fogo nacional, permanente e com efeitos imediatos. "Esta conquista representa um ponto de virada importante para a paz e a estabilidade na Líbia, disse a Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL). A assinatura do acordo durou dez minutos seguido de salva de palmas.
Caos Político desde 2011
Desde 2011 quando houve a queda do regime político do Ditador Muammar Gaddafi, a Líbia afundou no caos da disputa de poder, onde o Governo de Acordo Nacional (GAN), instalado na Capital Tripoli e reconhecido pela ONU, luta contra o poder personificado na pessoa do Marechal Khalifa Haftar, que reina sobre a parte leste e sul do país.
O acordo entre as partes vêm trazendo um fio de esperança para a população cansada de tantos conflitos e traz também medidas concretas decididas pelos beligerantes, como " a abertura de rotas terrestres ligando todas as regiões e cidades da Líbia". A chefe da missão da ONU Stephanie Williams, anunciou ainda que as duas partes concordaram em aumentar a produção de petróleo.