A senadora Kamala Harris, de 55 anos, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, após a vitória de seu companheiro de chapa Joe Biden. Em que conforme projeções de diversos veículos de imprensa, como Associated Press, 'New York Times', NBC e CNN, o Biden, foi eleito presidente dos EUA no pleito de 2020.
O anúncio de Harris foi a confirmação de uma promessa, em que ao disputar com Bernie Sanders a candidatura pelo Partido Democrata, Biden disse que escolheria uma mulher como candidata ao cargo de vice-presidente, a mesma escolha seria feita por Sanders caso eleita.
Com a eclosão de diversos protestos contra o racismo no país, desencadeados principalmente pela morte de George Floyd, um ex-segurança negro que foi morto durante uma abordagem policial, a pressão sobre a escolha de uma mulher negra como a senadora da Califórnia se intensificou.
A escolha para que Harris ocupe o cargo de vice-presidente foi essencial para a eleição de Biden, já que funcionou como um chamariz para convencer eleitores negros a votar no pleito de 2020. Além disso a opção, foi vista como um aceno do partido às minorias, sendo ela mulher, negra e filha de imigrantes.
A relevância dos eleitores negros
Em entrevista concedida ao G1, a professora de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Cristina Pecequilo afirmou que Harris era um "nome forte do partido". Segundo a professora a indicação da senadora como vice é representativa em diversos níveis.
O instituto de pesquisa Pew Research Center, dos EUA, fez um levantamento que apontou que nas eleições de 2020, cerca de 30 milhões de afro-americanos estavam aptos a votar. Um número muito superior as estimativas dos últimos anos, em que o recorde foi de cerca de 12,5% de todo o eleitorado, tendo em vista a não obrigatoriedade de voto no país.
O negros americanos tem o costume de votar em candidatos democratas. Como na reeleição de Barack Obama, em 2012, em que os negros bateram recordes de comparecimento. Já em 2016, quando a chapa democrata não tinha nenhum negro, Hillary Clinton perdeu para o republicano Donald Trump e, a participação de eleitores negros foi a menor em 20 anos.
Mais sobre Kamala Harris
A vice-presidente, Kamala Harris, é Senadora pelo estado da Califórnia desde 2017. Ela tinha se apresentado como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas das pesquisas internas do Partido Democrata, mas não teve apoio suficiente e deixou a corrida presidencial.
De família de imigrantes em que a mãe dela é indiana, e o pai, jamaicano, Harris é formada em direito e ex-procuradora do distrito de San Francisco e do estado da Califórnia. A vice-presidente eleita ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Donald Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.
*Com informações de G1.