O Boeing 737-500 da companhia aérea Sriwijaya Air caiu neste sábado (9) quatro minutos após a decolagem. Com 62 pessoas a bordo, a aeronave sumiu dos radares assim que saiu de Jacarta, capital da Indonésia. À medida do fato, o governo enviou um navio de resgate para as operações de busca.
Segundo o site FlightRadar24, o avião realizava o voo 182 e perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto. Deste modo, a queda e desaparecimento aconteceu enquanto ia à cidade de Pontianak às 4h40 (de Brasília; 14h40 em Jacarta).
No entanto, por meio de nota, a companhia aérea disse que 56 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo. Segundo moradores da Indonésia, foi relatado a um jornal local que ouviram um estrondo próximo ao horário que perdeu contato.
De acordo com autoridades locais, a aeronave decolou pela primeira vez em maio de 1994. Sendo assim aviões Boeing 737-500 têm histórico de segurança considerado excelente. Porém, nenhuma companhia brasileira com voos regulares opera com aviões deste modelo.
Por ser um modelo anterior ao 737 MAX, e ter dois acidentes graves registrados na conta, levaram a interrupção de voos com aeronaves do tipo. Assim como foi em 2018 com a queda do Lion Air em 2018, também na Indonésia.