Neste sábado (6), o líder espiritual do Tibete e do budismo, Dalai Lama, de 85 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus, na cidade em que está refugiado, em Dharmsala, na Índia.
Após receber a injeção, o médico do hospital em que Tenzin Gyatso foi vacinado, afirma que ele foi observado por trinta minutos após a injeção.
O líder espiritual tibetano busca encorajar todas as pessoas e pede para que todos tomem a vacina. Outras dez pessoas que moram na mesma residência, também foram vacinados.
Tenzin Gyatso, havia se inscrito logo no começo do programa de vacinação e foi ao hospital mais cedo, por questões de segurança.
A vacina que Dalai Lama e os demais receberam, foi da COVISHIELD que é feita na Índia com a tecnologia da AstraZeneca/Oxford.
"Bodisatva"
O 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, forma encurtada de Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, é considerado a reencarnação do bodisatva da compaixão, no budismo, o "bodisatva" é um ser iluminado, em que a pessoa é movida pela compaixão.
Dalai Lama é uma das principais representações budistas. Para os seguidores do budismo tibetano, ele é visto como a reencarnação de Buda.
Sua principal função é transmitir a palavra sagrada e os princípios religiosos, para que elas sejam preservadas, sem se perder na sua origem.
Para escolherem quem vai ser o Dalai Lama, os monges tibetanos promovem um ritual que pode levar anos, em busca de sinais que mostram qual menino é a reencarnação do último líder espiritual.
Leia mais: