O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duarte, falou nesta Segunda-feira (21) que quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, poderá ser presa . Atualmente, as Filipinas vem passando por um surto de Covid-19. Na Ásia, já foi registrado cerca de 1,3 milhões de casos e 23 mil óbitos. Por este motivo o Presidente incentiva a população a vacinar contra o vírus .
Mesmo não sendo obrigatório a vacina, no país foi imunizado ao todo, até o último Domingo (20) cerca de 2,1 milhões de pessoas, bem pouco perto da meta de imunizar 70 milhões até o fim do ano, onde tem 110 milhões de moradores.
"Você escolhe: vacina ou vai preso", afirmou Duterte, em um programa de TV.
Da mesma forma criticou o tribunal Penal Internacional (TPI) a respeito de um promotor pedir investigação contra o Presidente Filipino, a respeito das mortes na guerra contra as drogas.
No qual é denunciado pela ONG pela discrepância entre as estatísticas que reconhecem mais de 6 mil mortos, e execuções extrajudiciais quatro vezes maior
Mesmo não contribuindo com as investigações, Duterte afirma que o tribunal é uma idiotice ou seja "besteira".
O Presidente é acusado por grupos opositores de direitos humanos , por execuções por usuários de drogas. Porém o chefe do governo do país explica que , os que foram mortos foram aqueles que resistiram á voz de prisão.