A Rússia preparou um cessar-fogo parcial de 5h e seu exercito irá parar ataques localizados ás 11h deste sábado, por volta das 6h no Brasil. Duas regiões serão beneficiadas, Mariupol e Volnovakha.
Segundo a RIA, agência russa de notícias, civis poderão deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderão chegar à cidade durante esse período de cinco horas.
A Rússia deixa claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano. De acordo com o prefeito de Mariupol um cessar-fogo permitiria que um trabalho fosse feito em busca de restaurar a infraestrutura destruida pelos bombardeios. Já o conselho de Mariupol disse que os civis poderiam seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.
Pouco depois, o conselho da cidade de Mariupol informou que a Rússia não estaria respeitando a trégua ao longo de todo o corredor humanitário, que de acordo com a a agência Reuters, o governo ucraniano diz que o plano é tirar cerca de 200 mil pessoas de Mariupol e 15 mil de Volnovakha. A Cruz Vermelha está monitorando esse cessar-fogo.
O controle de Mariupol tem caráter estratégico para a Rússia, porque permitiria garantir uma continuidade territorial entre suas forças procedentes da península da Crimeia e as unidades dos territórios separatistas pró-Moscou da região ucraniana de Donbass.
Segundo informações do G1
Leia também: