O jovem Joseph Lawrence, de 25 anos, compartilhou em suas redes sociais um diagnóstico nada positivo pelo uso contínuo de vape: um buraco no pulmão. Conforme a publicação, o rapaz de Las Vegas consumia o vape de com sabor de frutas diariamente.
Lawrence descobriu o buraco após apresentar dificuldade em respirar no início de março. Ao ir para o hospital, os exames apontaram que seus pulmões estavam colapsando devido ao uso do cigarro eletrônico.
A condição se dá quando há uma cavidade no pulmão, levando o ar a entrar em espaços vazios entre o pulmão e a caixa torácica. Embora o diagnóstico assuste, a condição é tratável e tem baixa taxa de letalidade.
Em sua conta no X, o jovem fez um apelo para que as pessoas parem de usar o cigarro eletrônico.
"Se você fuma, por favor, considere desistir. Outro dia tive um buraco no pulmão e tive que ser levado às pressas para o pronto-socorro porque não conseguia respirar. Felizmente estou bem [agora] e não entrou em colapso total. Por favor, cuidem-se e parem de usar, não vale a pena".
Psa if you vape please consider quitting, had a hole in my lung the other day and had to be rushed to the ER because I could not breathe, thankfully I’m okay and it didn’t fully collapse. Please take care of yourselves and consider quitting, it’s not worth it. 🤍 pic.twitter.com/pI45FuDABN
— joe🔜 EDCLV🪩 (@j0elawrence) March 8, 2024
Um estudo do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e da Southern California Keck School of Medicine constatou que usar vapes por 30 dias pode causar problemas respiratórios, e afeta até mesmo jovens saudáveis, usuários comuns desses dispositivos.
No Brasil, a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos permanecem proibidas após revisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022, com base em evidências de que não auxiliam no tratamento do tabagismo e representam riscos à saúde por conterem nicotina.