Home / Internacional

INTERNACIONAL

Experimento "g menos dois (g-2)" revela comportamento surpreendente dos múons, sugerindo a existência de uma quinta força além do Modelo Padrão

Imagem ilustrativa da imagem Descobertas no Fermilab desafiam a física subatômica: Em busca de uma nova força da natureza

O acelerador de partículas Fermilab, localizado perto de Chicago, está fazendo progressos significativos na busca por uma nova força potencial da natureza. Descobertas recentes desafiam a teoria predominante da física subatômica e sugerem a existência de uma influência inexplicável nos múons, partículas subatômicas semelhantes aos elétrons, mas mais massivas.

Dentro do experimento chamado "g menos dois (g-2)", os múons foram acelerados em um anel de 15 metros de diâmetro e observados em velocidades próximas à velocidade da luz. Surpreendentemente, seu comportamento divergiu das previsões feitas pelo Modelo Padrão da física de partículas, exibindo padrões oscilantes que sugerem a presença de uma quinta força enigmática.

Essa descoberta se baseia em resultados anteriores anunciados em 2021, e desde então, os pesquisadores do Fermilab têm coletado mais dados e reduzido a incerteza em suas medições. No entanto, eles reconhecem a necessidade de mais dados para estabelecer provas conclusivas.

Confirmar a existência dessa quinta força não será fácil, pois os desenvolvimentos na física teórica aumentaram as incertezas nas previsões do Modelo Padrão. A equipe do Fermilab espera obter os dados necessários e reduzir a incerteza teórica nos próximos dois anos.

As implicações de confirmar uma quinta força da natureza são enormes. Por décadas, o Modelo Padrão tem sido a base da física de partículas, prevendo com precisão o comportamento de partículas e forças. Essa descoberta desafiaria essa teoria estabelecida e abriria caminho para a compreensão de fenômenos atualmente inexplicáveis, como a expansão acelerada de galáxias, energia escura e matéria escura.

Os resultados iminentes do Fermilab estão prestes a trazer teoria e experimento para um confronto definitivo, potencialmente revelando novas partículas ou forças que expandem nossa compreensão dos princípios fundamentais do universo. A busca pela "física além do Modelo Padrão" continua, impulsionada pela perspectiva tentadora de reescrever as regras que governam o cosmos. Os resultados desta pesquisa podem ser encontrados no Journal Physical Review Letters.