Acontece neste domingo, 19, as eleições na Argentina. Os candidatos Sergio Massa, ministro da Economia, e Javier Milei, economista ultraliberal que faz oposição ao governo, estão em uma disputa acirrada, a rejeição para ambos é alta.
As pesquisas já apontavam uma corrida apertada nessas eleições. O maior desafio para os candidatos é a alta inflação que o País enfrenta há anos. No último ano, os preços subiram 140%. Milei tem a proposta de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central. Já Sergio Massa, propõe um governo de unidade nacional.
A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. Patrícia Bullrich, terceira colocada no primeiro turno, declarou apoio ao ultraliberal Javier Milei neste 2º turno. Seu apoio era considerado um dos pontos cruciais desta eleição. A herança de seus votos, cerca de 24%, são importantes para Milei.
Até o momento, faltando cerca de 2 horas para o fechamento das eleições, a Câmara Eleitoral da Argentina informou que cerca de 62% dos eleitores votaram. As urnas abriram às 8h, e serão fechadas às 18h. A partir das 21h, resultados parciais devem ser divulgados.